RTP

“Outra Histórias” é o novo programa da RTP

Outras Histórias é o novo programa de informação da RTP1 que poderá ver semanalmente a partir de hoje, dia 13 de novembro, às 21h00 na RTP1 e nos canais internacionais.

Em Outras Histórias vai dar a conhecer histórias de pessoas ou de projetos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.

Os jornalistas da RTP, em Portugal e no estrangeiro, contam-nos históriasatravés das suas reportagens, de protagonistas que se distinguem nas artes, na ciência, no desporto ou em qualquer outro quadrante; alguém que venceu uma adversidade ou uma batalha extraordinária na sua vida; e uma pessoa que faz a diferença na comunidade ou que obteve reconhecimento nacional ou internacional pela sua obra. 

No programa de estreia vai ser revelada a história de Eva RapDiva, uma rapper portuguesa que é um fenómeno de popularidade da lusofonia, do produtor de Queijo da Serra Jorge Coelho e de um violeiro francês que vive em Portugal há 12 anos, Thibaut Dumas.

Assobio é o nome da reportagem que nos leva a conhecer a história da rapper Eva RapDiva, nome artístico de Eva Cruzeiro. Nasceu na Arrentela, na margem sul do Tejo, e o seu trabalho foi este ano reconhecido em Angola, onde lhe foi atribuído o prémio de Artista do Ano, e a música “um assobio meu” foi igualmente destacada com o prémio de Melhor Rap. Eva rima contra as injustiças e contra a corrupção, diz que se inspira na vida e na força da mãe e da avó.

Um trabalho de Rita Ramos, com imagem de Carla Quirino e Jaime Guilherme e edição de Paulo Nunes.

No programa desta terça-feira, ainda vão mostrar A outra vida de Jorge Coelho, onde será dado a conhecer o produtor de queijo da Serra Jorge Coelho. Já foi ministro de vários governos socialistas, gestor de empresas e recentemente decidiu regressar às origens ao fundar uma queijaria em Mangualde. Uma homenagem ao avô nos tempos de infância em que o acompanhava a vender queijos nas feiras da região.

Um trabalho de Vítor Gonçalves, com imagem de Carla Quirino e edição de Paula Meira. 

O Violeiro do Bairro é o nome do trabalho onde conhecemos a vida de um violeiro francês que está em Portugal há vários anos, Thibaut Dumas, e que instalou a oficina no Bairro Alto. Aí constrói violinos, violoncelos e violas e os seus principais clientes são alunos e professores do conservatório e artistas de rua. Quando o vizinho João Gomes, de 88 anos, perdeu a oficina por causa do aumento das rendas, Thibaut Dumas convidou-o para trabalhar junto dele. Este violeiro ou “luthier”, como se diz em francês, diz que trata das feridas dos instrumentos e da alma dos artistas.

Um trabalho de Luís Filipe Fonseca, com imagem de Paulo Lourenço e Paulo Jorge e edição de Pedro Pessoa.

Outras Histórias, um programa para acompanhar semanalmente à terça-feira, logo a seguir ao Telejornal, na RTP1.

ATV News