fbpx

Obrigar crianças a beijar avós “é uma violência”. A polémica afirmação que está a dar que falar

Pedro Vendeira
2 min leitura

Prós e Contras desta segunda-feira teve em debate o tema movimento #Metoo. O convidado Daniel dos Santos Cardoso, professor universitário da Universidade Lusófona, na área da Comunicação e da Sexologia e na Universidade Nova de Lisboa, — que não integrava o painel de comentadores — decidiu participar no debate, e as suas declarações deixaram a apresentadora do programa, a jornalista Fátima Campos Ferreira espantada.

«Quando a avozinha ou o avozinho vai lá a casa e a criança é obrigada a dar o beijinho à avozinha ou ao avozinho. Estamos a educar para a violência sobre o corpo do outro ou da outra, desde crianças», disse o professor universitário. A jornalista Fátima Campos Ferreira reagiu com espanto: «Não estou a perceber… O beijinho da avó ou do avô é uma violência?».

Ao que Daniel Cardoso respondeu: «Sim, sim, eu estou a dizer que obrigar alguém a ter um gesto físico de intimidade com outra pessoa como obrigação coerciva, é uma pequena pedagogia… E agora vem o Foucault, com as micro-físicas do poder… é uma pequena pedagogia que depois cresce e depois vemos os estudos em que 49% dos jovens adolescentes acham aceitável que o namorado ou a namorada lhes controle os telemóveis»

Esta intervenção de Daniel Cardoso está a dar que falar nas redes sociais.

Veja o vídeo

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com