fbpx

Obrigações de serviço público podem passar pela SIC e TVI

A Televisão
2 min leitura

Sictvirtp Obrigações De Serviço Público Podem Passar Pela Sic E Tvi

São muitos os cenários que se equacionam em torno da concessão da RTP a grupos privados. E segundo noticia a edição de hoje do Correio da Manhã (CM) há mais uma nova hipótese em cima da mesa do ministro dos assuntos parlamentares, Miguel Relvas.

Para além do novo operador privado, que vença o concurso para ficar com a RTP, também a SIC e a TVI podem ficar com parte da concessão do serviço público de rádio e televisão. As estações privadas assinariam assim um acordo em que se comprometeriam a emitir determinados conteúdos de serviços público e, em troca, a receber parte da taxa da contribuição audiovisual, paga pelos contribuintes, no valor de 151 milhões de euros e que seria também dividida por entre as três operadoras de televisão.

Atualmente, já existe um acordo entre a RTP e as estações privadas de televisão, em vigor desde que o espaço publicitário da televisão pública foi diminuído para seis minutos. Em troca de uma maior fatia de publicidade, consequente da diminuição na RTP, as estações de Carnaxide e Queluz de Baixo aceitaram ceder conteúdos próprios para a RTP Internacional, emitidos regularmente na antena do canal.

Face à proposta avançada pelo CM, nem a SIC nem a TVI teceram comentários. Mas segundo avança o mesmo jornal diário, ambos os canais chegaram a propor ao Governo gerir em conjunto o canal de serviço público da RTP.

Siga-me:
Redactor.