fbpx
RTP

Músicas do «Festival da Canção 2018» serão de compositores conhecidos e de… novos talentos

Fc2018 Músicas Do «Festival Da Canção 2018» Serão De Compositores Conhecidos E De... Novos Talentos

Uma semana depois de serem revelados os locais e as datas do Festival da Canção 2018, eis que se começam agora a desenhar mais pormenores sobre a próxima edição do certame. A RTP revelou esta terça-feira a forma de apuramento dos 20 compositores que participarão em 2018.

No total, o festival contará com 20 músicas (10 em cada semifinal), sendo que são apuradas cinco de cada uma. A principal novidade prende-se com o facto de, em 2018, apenas 17 das 20 vagas estarem a cargo da RTP, que, à semelhança das últimas edições, convidará compositores conhecidos que apresentarão um tema original e inédito. Além disso, cabe ainda ao último vencedor do festival português, Salvador Sobral, eleger um compositor à sua escolha, nas mesmas condições impostas pela emissora pública.

Quanto às restantes duas vagas, estas serão ocupadas através de concursos abertos, onde poderão participar novos talentos. Um dos lugares será preenchido pelo vencedor do MasterClass, programa da Antena 1 destinado a compositores e autores sem trabalhos publicados, o qual será escolhido através de um júri do programa radiofónico. As inscrições terminam no dia 15 de outubro.

A última vaga, por fim, será disputada através de uma candidatura espontânea destinada a qualquer cidadão de nacionalidade portuguesa (ou estrangeiros residentes em Portugal), emigrantes portugueses ou até mesmo cidadãos dos PALOP. Para isso, os interessados deverão preencher um formulário neste link, para onde deverão enviar também uma maqueta com uma canção original e que não exceda os três minutos, até ao dia 15 de setembro. De entre todas as submissões, apenas uma conseguirá a luz verde do júri rumo às semifinais do certame.

Recorde-se que a final 52ª edição do Festival da Canção terá lugar no Pavilhão Multiusos de Guimarães, no dia 4 de março do próximo ano, conforme noticiado. Ambas as semifinais serão disputadas nos dias 18 e 25 de fevereiro, desta vez nos estúdios da RTP, em Lisboa.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>