fbpx

Morreu Carlos Veiga Pereira, jornalista da RTP

A. Oliveira
1 min leitura

Carlos Veiga Pereira,  antigo jornalista e diretor de informação da RTP de 1975 a 1976, morreu este sábado, 29 de dezembro, no Hospital da Luz, em Lisboa.

Com uma carreira totalmente dedicada ao jornalismo, Carlos Veiga Pereira foi diretor de informação da Agência Noticiosa Portuguesa (ANOP) e da RTP. Um dos seis jornalistas eleitos em abril de 1975, por sufrágio direto, para representar a classe no Conselho de Imprensa, funções que exerceu gratuitamente até 1981, foi o primeiro presidente do Conselho Geral do Sindicato dos Jornalistas (SJ), no biénio 1991/92, órgão de que continuou a ser membro até hoje. Aliás, ainda nas últimas eleições, em 2018, integrou a Lista A para o Conselho Geral do SJ.

Entretanto, a morte já contou com diversas reações, das quais se destaca a publicação, na sua conta na rede social Twitter, do chefe de Governo destaca que Carlos Veiga Pereira, que morreu no sábado aos 91 anos, foi “um dos últimos [jornalistas] que se teve de bater pela Liberdade” e um dos que melhor “honraram” a profissão.