fbpx

«Missão: 100% Português». Saiba o que se vai passar no 11º episódio

Pedro Vendeira
3 min leitura

Missão: 100% Português, uma verdadeira experiência para António Raminhos ser o «Homem Mais Português de Portugal»!

 

Esta semana, a primeira paragem será Lisboa. Na capital, nada melhor que deslocar-se no mítico Metropolitano de Lisboa, que este ano celebra o seu 70º aniversário. Em conversa com a porta-voz do Metro, Helena Taborda, Raminhos recorda os tempos de infância e descobre algumas curiosidades sobre este meio de transporte.

 

Saímos na Baixa-Chiado e, pelas ruelas do Bairro Alto, Raminhos vai procurar um chapéu. Elegantes, originais, sofisticados, clássicos ou modernos, aqui há chapéus para todas as cabeças.

 

Voltando ao Metropolitano… Sabia que diariamente chegam ao Metropolitano de Lisboa inúmeros pedidos de visitas guiadas para descobrir melhor a arte e a arquitetura das várias estações? É verdade. E Raminhos aproveita para visitar algumas estações e descobrir porque somos considerados por muitos o Metro mais bonito do Mundo.

 

Próxima paragem: Avenida da Liberdade! É tempo de conhecer esta zona onde se encontram as grandes lojas de luxo, teatros e belos edifícios, muitos deles vencedores do Prémio Valmor. Raminhos vai até uma loja de calçado português que exporta sapatos para mais de 60 países.

 

Seguindo a dica de quem nos acompanha nas redes sociais sobre uma fábrica de iluminação nacional, Raminhos abandona a capital rumo ao Alentejo. É em Mora que visita a Arquiled, uma empresa portuguesa que desde 2005 é pioneira na iluminação LED, e é aqui também que faz uma descoberta… avassaladora. E já que falamos de iluminação, passamos também pela mítica Latoaria Maciel, os primeiros latoeiros oficiais da Coroa Portuguesa. Voltando a Mora, o Fluviário é paragem obrigatória. Este é um projeto dedicado aos ecossistemas de água doce e dá a conhecer a fauna de um rio ibérico. E já que passamos pelo Alentejo, Raminhos não pode deixar de visitar a SEL – Salsicharia Estremocense, especialista em enchidos e presuntos de porco preto. Mais uma vez, descobre que tem dotes únicos nas artes culinárias e pondera montar um negócio.

 

É tempo de voltar a casa, mas Raminhos não resiste em fazer um desvio até Vendas Novas para se deliciar com uma tradicional bifana. O que será que têm estas bifanas de tão especial?

 

Para ver sábado, à noite, na RTP1.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com