fbpx
RTP

Milhões. Saiba quanto rende a taxa audiovisual à RTP

Rtp Logótipo
Reprodução

Apesar do Governo não aumentar a contribuição para o audiovisual (CAV) que financia a RTP estima-se que a receita total aumente ligeiramente no próximo ano, devido ao crescimento do marcado imobiliário.  

O valor da CAV que financia a estação pública e que os consumidores pagam na sua fatura mensal da eletricidade no valor de (2,85 euros  – 3,02 com IVA ou se for beneficiário de abanos sociais 1,06 euros) não vai ser aumentado.

Porém, estima-se que a receita total aumente cerca de 1,9% já em 2020, segundo o relatório da proposta de Orçamento do Estado para 2020. Só o valor da contribuição para o audiovisual rendeu este ano 186,2 milhões de euros. Deverá aumentar já no próximo ano mais 3,7 milhões para, ou seja ficará com 189,9 milhões.

Tudo devido ao crescimento do mercado imobiliário em Portugal. Ou seja, a RTP vai receber mais de 520 mil euros por dia. Segundo o Correio da Manhã, esta despesa entra “pela mão das empresas de eletricidade, é enquadrada na despesa do setor da Cultura, e só depois é transferida pelo Ministério das Finanças para a RTP”.

Para 2020, a proposta do Orçamento do Estado prevê uma despesa total consolidada de 523,4 milhões de euros na área do Ministério da Cultura, sendo que mais de metade é destinada à RTP. Para a estação pública ficam disponíveis para despesas 245,8 milhões de euros.

Tags
Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News