fbpx

Mário Crespo a um passo de trocar a SIC pela RTP

A Televisão
2 min leitura

Depois do polémico convite a Bernardo Bairrão, uma nova decisão do Ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas volta a provocar alarido.

De acordo com a edição on-line do semanário Expresso, o jornalista da SIC Notícias foi sondado pelo referido ministro para se tornar no novo correpondente da RTP em Washington, cargo que já ocupara durante a década de 90. Esta situação está mesmo a provocar algum mal-estar na administração e direção de informação da televisão pública, que só tomou conhecimento desta intenção depois de primeiros contactos entre governante e jornalista.

O mal-estar surge porque a nomeação de correspondentes da RTP é da responsabilidade da direção de informação, com posterior aval da administração e porque estas nomeações têm um regulamento interno com critérios bem definidos: é dada prioridade aos jornalistas da estação interessados em colocações no estrangeiro e os candidatos só são escolhidos após avaliação feita por um júri interno.

Fonte oficial do gabinete de Miguel Relvas, contactada pelo referido semanário, recusou comentar esta informação. Já Mário Crespo não desmentiu a abordagem: “Não me foi feita nenhuma proposta formal. Mas é um lugar que me honraria muito nesta fase da minha carreira e para o qual me sinto habilitado”, respondeu o jornalista, menosprezando as interpretações que possam surgir na opinião pública pelo facto de ser convidado pelo atual governo liderado por Pedro Passos Coelho, depois das polémicas recentes com o anterior primeiro-ministro.

Recorde-se de que, desde Março que a RTP não tem correspondente em Washington, uma vez que Vítor Gonçalves regressou a Portugal para integrar a nova direção de informação, ao lado de Nuno Santos.

Caso se confirme que Mário Crespo será o novo correspondente da televisão pública portuguesa na capital dos Estados Unidos da América, este será o regresso do jornalista à RTP, depois de se ter transferido para a SIC há onze anos.

Siga-me:
Redactor.