fbpx
RTP SIC

Luta contra o racismo! Atitude de Herman José merece um elogio muito especial

Instagram

O ‘Arrastadeira Vermelha’, de Herman José, regressa esta quarta-feira, dia 3, ao canal 1 da RTP. O formato, refira-se, é uma paródia relacionada com o programa ‘Passadeira Vermelha’, da SIC Caras.

O anúncio foi feito pelo próprio autor, Herman, na conta que este gere na rede social Instagram. “O regresso da ‘Arrastadeira Vermelha’. Igor Regalla, bem vindo à família. Quarta-feira, ‘Cá Por Casa’, às 23:24 horas, na RTP1”, lê-se na publicação.

Os vários comentadores do programa são interpretados por atores. Herman José, por exemplo, dá vida a Nuno Azinheira. Para o lugar de Mariama foi utilizado alguém que é, de facto, de raça negra: Igor Regalla. Tal facto motivou um elogio especial por parte de uma fã.

“Obrigada, Herman José, por escolher um ator negro para representar a Mariama e não pintar a cara de um ator / atriz branco de preto para fazer o papel. É importante para mim, negra, e um exemplo para outros. Não só porque assim está a dar trabalho a um ator negro, mas também porque, ao mesmo tempo, demonstra respeito pelos sentimentos de tantos que, como eu, se sentem magoados, ofendidos, com o ‘blackfacing’. Não sei se tomou essa decisão consciente disso. De qualquer forma, um muito obrigada”, escreveu uma internauta.

Herman José ficou “muito contente” com a observação. “Foi uma atitude ponderada e tomada muito antes do episódio George Floyd. Ainda dizem que não há coincidências…”, apontou.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News