Tal como A Televisão noticiou, o Festival da Canção está de volta à RTP1. Este ano vai-se comemorar o 50.º aniversário do mítico concurso musical que irá dar, ao vencedor do certame, o passaporte de ida a Copenhaga para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção deste ano.
Portugal vai estar representado no Eurovision Song Contest 2014 depois da ausência do ano passado. A RTP, para escolher a canção que representará o nosso país, traz de volta o Festival da Canção que foi, também, o método escolhido nos anos anteriores para encontrar a canção nacional. A última vez que o Festival se realizou foi em 2012, quando Vida Minha na voz de Filipa Sousa venceu e se fez ouvir, depois, no Azerbaijão. No entanto, este ano, a RTP não irá realizar o concurso no Teatro Camões ou nos estúdios da estação, como o fez anteriormente. O local escolhido para receber o Festival da Canção 2014 foi o Convento do Beato.
O Festival da Canção irá contar, este ano, com uma semifinal e uma final: a semifinal irá acontecer a 8 de março (sábado) e, a final, a 15 de março (sábado seguinte). A canção vencedora irá ser escolhida, ao contrário de anos anteriores, apenas através do televoto do telespectador. A final do Festival da Canção 2014 irá respeitar a temática dos 50 anos do concurso, com um espetáculo dedicado a esta comemoração.
Estou muito contente com este nosso regresso à eurovisão! Sou uma grande fan do espectáculo e espero que este ano a RTP faça de tudo para levar uma grande canção a Copenhaga, para levar músicas fracas e sem qualquer qualidade já bastou em anos anteriores
pois mas toda a gente gostou daquela bosta da musica que representava o povo dos homens da luta isso sim foi mas é uma ofensa e não outra coisa para continuar com essas musicas assim mais vale nem gastarem milhares de euros nos castings para o festival da canção e depois posteriormente no dia em que todos os paises cantam mas isto é só a minha opinião.
A RTP este ano vai optar por convidar 10 compositores para escrever as canções, e serão esses mesmos compositores que irão escolher o intérprete, à imagem de 2012. Não há qualquer abertura para envio de músicas.
mesmo assim só gasta dinheiro em coisas desnecessarias tu ja sabes que portugal não vai ganhar nada não sei para quê essa euforia