fbpx

“Litros de Roupa” no ‘Linha da Frente’

A Televisão
2 min leitura

O Linha da Frente desta semana aborda a sustentabilidade do planeta e o papel na indústria têxtil na qualidade ambiental.

 

A desenfreada produção de roupa está a sorver recursos hídricos e a poluir o ambiente a uma velocidade preocupante. O consumo excessivo de água, a emissão de CO2, rios contaminados e fibras têxteis na água de consumo público são uma realidade.

Para confecionar apenas uma t-shirt são necessários 2700 litros de água. Para confecionar apenas uma par de calças de ganga são necessários 11 mil litros de água. Se o vestuário em algodão é um sorvedor de água, o de poliéster é um feroz emissor de dióxido de carbono.

Na verdade, a indústria têxtil é a segunda mais poluente a seguir à petrolífera. E cada vez que lava uma peça de roupa, sabe o que acontece? Entre 500 a 3 mil fibras são libertadas na lavagem e acabam na água da torneira.

Cada europeu e norte-americano compra 16 quilos de roupa por ano e a produção de vestuário de moda acessível irá duplicar em apenas 15 anos. Terá o planeta capacidade para produzir tanta roupa?

“Litros de Roupa”, é uma reportagem de Mafalda Gameiro, com imagem de Pedro Boa-Alma, Pedro Ribeiro e António Antunes, edição de Vanessa Brízido, produção de Gonçalo Soares da Silva e Maria Eugénia Pinheiro e pesquisa de Rita Rodrigues.

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.