fbpx

Lenka reage após polémica do vestido: “Não posso concordar com isso”

Duarte Costa
4 min leitura
Instagram

Lenka utilizou um vestido que tem dado que falar nas redes sociais.

No programa ‘O Preço Certo‘ desta terça-feira, na RTP1, Lenka utilizou um vestido que não escapou à atenção dos telespectadores. Na rede social Twitter surgiram várias reações, entre as quais duas assinadas pela jornalista Fernanda Câncio.

É espantoso como é que a televisão pública continua a usar mulheres como adereços desta forma repugnante. Não há obrigações de cumprir os mínimos em termos de respeito pelos princípios constitucionais e pelos planos para a igualdade?“, questionou.

De facto, onde é que está o problema de pôr duas jarras a enfeitar de cada lado do apresentador. Há pessoas que vêem estereótipos de género em tudo, caramba. Agora é tudo sexismo, tudo sexismo. Invejosas“, acrescentou numa outra publicação, desta feita em tom de ironia.

Raquel Costa, jornalista da Magg e autora da página ‘A Gaja‘, também opinou sobre o tema na rede social Facebook e defendeu a assistente de ‘O Preço Certo‘.

A Lenka tem 46 anos. É assistente de um programa de televisão que é uma instituição. Nunca lhe perguntei diretamente mas tenho para mim que não vive num regime de escravatura e é paga, com direito a descontos e essas cenas legais todas. E faz efetivamente o seu trabalho, não se limita a tuitar sobre o Mário e a gozar quando ele vira mal a placa dos preços“, referiu.

Ao contrário de outros formatos (que a minha cara colega nem deve conhecer porque, como membro da elite intelectual do eixo Lisboa-Cascais, só vê streaming e a RTP2), que fazem grandes planos de cus e mamas de bailarinas que pouco mais de 18 anos devem ter, no Preço Certo os assistentes são tratados como elementos da equipa. O público do programa conhece-os, sabe os seus nomes, acarinha-os como o faz a Fernando Mendes“, continuou.

E depois, a questão final: e se a Lenka quiser usar roupas diminutas? E se quiser usar uma blusa que dê para ver os mamilos? E se quiser mostrar que, aos 46 anos, se pode ser sexy e boazuda? E se a Lenka for feliz a virar preços da montra de prémios e não a ler Simone de Beauvoir enquanto bebe um cafezinho feito em prensa francesa?“, rematou.

Lenka reage à polémica

Acabou por ser precisamente à Magg que Lenka deu as primeiras declarações públicas sobre as críticas de Fernanda Câncio. “Não posso concordar com isso! Há poucas mulheres a criticar. Mas outras, pelo contrário, até elogiam“, referiu.

Lenka disse ainda que a colega também utilizou um vestido igual e que, embora a escolha seja feita pela equipa de guarda-roupa, ela tem voto na matéria. “O nosso guarda-roupa é que escolhe, mas claro que só vestimos se acharmos que nos fica bem. Como sabem, fazemos três programas por dia“, completou.

Leia também: Cristina Ferreira é defendida pelos fãs: “Qualquer erro é motivo de conversa. Mete nojo”