fbpx
RTP

Legendagem automática no “Jornal 2”

A RTP alargou o seu serviço de legendagem automática ao “Jornal2”, assegurando, desta forma, a legendagem de três dos principais serviços noticiosos diários (“Jornal da Tarde”, “Telejornal” e “Jornal 2”).

Em colaboração com a Federação Portuguesa de Associações de Surdos, a RTP tem vindo a reforçar a oferta de conteúdos adaptados, para públicos com necessidades especiais.

O sistema de legendagem automática, desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas de Língua Falada, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID),em parceria com a RTP, realiza a transcrição, para texto, do áudio produzido, através de um sistema de reconhecimento automático de fala, a partir de um vocabulário de cerca de 100.000 palavras, actualizado diariamente tendo por base modelos de linguagem assentes em textos de carácter noticioso.

Apesar da constante inovação, o sistema conta ainda com alguns erros pelo que só são visualizadas legendas cujo grau de confiança do sistema de reconhecimento esteja acima dos 85%.

Para aceder a este serviço, também disponivel para o “Jornal2” desde a passada quinta-feira, os telespectadores tem que ir à página 884 do teletexto da RTP.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

ATV News