O apresentador da RTP1 recorreu às redes sociais para partilhar um lapso do canal de Paço de Arcos. Em causa está um erro ortográfico no rodapé de uma notícia.
“De arioplanos sei eu. De helicopeteros desconheço. Se calhar ao abrigo do acordo ortodôntico, até faz ranger os dentes”, escreveu na legenda da foto onde aparece escrito “Helicópetero” em vez de “Helicóptero”.
Que “desgraça”…
O que fizeram aos “nosso” português…?
Aos?
No caso de Júlio Isidro deve ser o ranger da placa.
Júlio Isidro é um SENHOR na tv, e tem toda a razão em se sentir mal com o tratamento da nossa língua!
E mesmo que não fosse «um senhor na TV», todos nós nos devemos sentir mal com as inúmeras calinadas e erros de palmatória, cometidos pelos canais de televisão….
Se estiver atento muitos são os erros ortográficos que vemos na nossa televisão e não só na SIC isso é mau mas o que não posso aceitar e que se vê frequentemente é jornalistas não saberem falar inglês ou francês, isso para mim é inadmissível
Ainda mais inaceitável é não saberem falar português. “o condutor do veículo foi encadeado pelo sol”. “encandeado” soa pior mas é isso que aconteceu. Isto já ouvi e vi escrito vezes sem conta. Uma troca de letra ou uma letra a mais já é um erro, Encadeado em vez de encandeado é manifesta ignorância.
Verdade.
Não é o primeiro e esperemos que seja o último em todos os canais ???
Então devia começar por casa! Ainda agora vi na apresentação de um filme para esta tarde na rtp1, a palavra “perseverança ” escrita “preseverança”!
Se esse fosse um erro esporádico até poderíamos considerar um pequeno engano. O que é problemático é que já se tornou demasiado recorrente. São erros atrás de erros e, não há ninguém que corrija, ou todos escrevem assim?
Há outras coisas que fazem ranger os dentes, como utilizar material da RTP e depois esquecer em devolvê-lo.
Ontem todo o dia a RTP3 passou em rodapé .. o presidente de angola TORNEIRO de golf kkkkk
Ainda bem que ele nunca se enganou, tão feio criticar os colegas de profissão.
Não se trata de falar mal de um colega, mas sim de corrigir o que está mal e quem tem a obrigação de dar o exemplo.
Não são profissionais? Não há responsabilidade no que se faz? Trata-se de um canal televisivo, visto por milhares de pessoas!
Já deviamos estar cheios de “à séria” em vez de sério e “uma sandes” a uma sande.!!
Não acha dona?
O Júlio não agiu enquanto apresentator da RTP, mas a título pessoal de espectador atento. E fê-lo com humor, também escrevendo com o erro propositado “arioplanos” em vez de “aeroplanos”. Acho que isto é uma “não notícia”, cujo o vosso título pode provocar crispações desnecessárias. Um erro é sempre um erro, pois “herrar è umano” ( errar é humano). E para aperfeiçoarmos a nossa humanidade não tem mal nenhum nos emendarmos uns aos outros com o mesmo humor do Júlio, independentemente de também todos cometermos tantas vezes erros. Sei que o Júlio faria o mesmo comentário se fosse na RTP. Tenham uma vida feliz, mesmo com erros!
Senhor Tony DiMarco o senhor também escreveu um erro… Diz-se apresentador e não (apresentator). Não estou a criticar,( pois também eu os dou), Tenha uma boa tarde
Não é só na SIC, também na TVI e outras é a mesma miséria. Aliás, basta ouvir a entrevista do representante português na Eurovisão, ao Alta definição para se ver a tristeza e o lodaçal em que vegetamos, o cantor/coisa só sabe dizer bué, cena, táche a ver ó pá e o entrevistador Daniel Oliveira (creio) é outro tal – a ignorância anda à solta.
Jornalistas autodenominam-se eles próprios. Uma absoluta miséria.
Júlio Isidro é apenas o melhor comunicador, e não só, de sempre em Portugal. Um monumento.