fbpx
RTP

José Rodrigues dos Santos pode estar de saída da RTP

José Rodrigues Dos Santos

Na segunda-feira, dia 27 de maio, a administração da RTP reuniu com vários jornalistas da estação, entre os quais José Rodrigues dos Santos, Fátima Campos Ferreira, João Adelino Faria e Carlos Daniel. O objetivo assentou em discutir cortes nos ordenados e, segundo a TV Guia desta semana, José Rodrigues dos Santos recusou a proposta de Alberto da Ponte, o presidente.

Fonte bem colocada junto do processo revela o seguinte: «Sim, é verdade, ele não aceitou o que ouviu e disse que se forem mesmo para a frente com essa intenção, negoceia e vai-se embora». Com um ordenado de 13 mil euros mensais, José Rodrigues dos Santos não desmente esta possibilidade. «Não comento questões laborais. Não estou a dizer que é mentira ou verdade… não comento questões laborais. Nunca o fiz e não é agora que o vou fazer», explica o pivô.

«O Zé não se verga e não acredito que esteja a fazer bluff com a administração», conta um dos melhores amigos de José Rodrigues dos Santos na redação, recordando que o corte no salário do jornalista pode chegar aos 40%. «É certo que estão a reduzir os ordenados a todos, mas as coisas são mais complexas do que se possa pensar… Cada caso é um caso! Repare: aquilo que querem cortar nos subsídios é uma grande parte do ordenado de muita gente».

As negociações vão continuar nas próximas semanas e tudo aponta para que o processo se vá arrastar até ao final do ano. «Os outros vão acabar por aceitar, já o Zé…», diz a mesma fonte.

11 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Tomara que José Rodrigues dos Santos saia da RTP! Não se coloca em causa o seu profissionalismo ao longo de anos, mas por uma questão de renovação de cadeiras.

    Há muito que o pivô João Tomé de Carvalho pede a sua transferência para o Telejornal, do qual apresentou três vezes.

    • Vai falar às pessoas (às grandes massas) de renovação a ver se elas estão preocupadas com isso. Sem ele a Informação da RTP vai pelo abismo. Acredita.

  • Sim, é verdade! Contudo, não se pode cair no esquecimento outra jornalista que na minha opinião deveria estar de saída, Dina Aguiar. Desde da década de oitenta que esta grande Jornalista está ligada aos ecrãs. Não se coloca em causa o profissionalismo, talento,mérito e brilho, mas renovação na ESTAÇÂO de SERVIÇO DE TELEVISÃO!

  • Estive para responder a este artigo com um nick que não me identificasse, como se a minha maneira de escrever não me denunciasse em qualquer parte do mundo, razão pela qual não fiz. Razão principal, mas não a única. Se disserem que sou suspeita, que digam. Se disserem que a minha opinião não conta, que digam. Sou a mesma de sempre e em qualquer lado e nunca serei , nem conseguirei, nem conseguiria, mesmo que tentasse, ser outra pessoa.

    Se assim for, A RTP SAIRÁ SEMPRE A PERDER. Sempre. E ele sabe disso. Quem pode , pode. Quem lutou uma vida inteira por um estatuto, faz muito bem em usá-lo. Já se lá foi o tempo em que a RTP fez dele aquilo que muito bem entendeu. Neste momento, a RTP precisa mais dele do que ele precisa da RTP. Assim é e contra factos não há argumentos.

    Vocês falam muito bem quando referem RENOVAÇÃO. Mas vão perguntar ao público se quer renovação neste caso, a ver a resposta que apanham. Não é uma mera opinião. É um facto: o público português gosta dele. Estima-o. Conheço quem só veja o Telejornal quando é ele a apresentar (não, não sou eu, eu vejo sempre, por acaso). Perguntem às pessoas de mais idade se gostavam que ele saísse e falem-lhe de renovação a ver se eles estão preocupadas com isso.

    Ele sabe disso. Por isso é que não cede. Se cedesse estaria a fazer o que sempre fez, por uma dedicação que eu nunca entendi. Se eles também não cederem, faz muito bem em se ir embora. No lugar dele, há muito que eu teria ido. A RTP não merece mais cedências por parte dele. Não precisa da RTP para nada, nesta altura da vida. Se ainda não entenderam, são eles que precisam dele, não o contrário. Por isso. Façam como entenderem. Se querem ficar a perder, então que fiquem. Casmurrisse foi o que nunca faltou naquela casa.

    E esse amigo conhece-o bem. ele não vai ceder. Desta vez não. Não há “amor à casa” que pague.

    • A RTP sai sempre a ganhar com a saída do Jornalista José Rodriques dos Santos. Chamo à atenção para a situação semelhante ocorrida em Fevereiro de 2011, quando a Direção de Informação liderada na época por José Alberto Carvalho e Judite de Sousa abandonaram a Televisão Pública para ocuparem as mesmas funções numa Televisão Privada. Com a saída de apenas dois jornalistas, a Informação da RTP mudou e mudou mesmo. Dar oportunidades a muitos jornalistas que não poderiam crescer devido aos “Clássicos”! Senhora São Martins Palma, ninguém é insubstituivél. Ninguém! Sou jovem e me revejo com algumas competências no cumprimento de Serviço Público de Televisão a que a RTP está destinada. Com a possível saída (especulação e não noticia) do Jornalista José Rodriques dos Santos a Informação da RTP não acaba, pois tem ao seu dispor um vasto leque de bons pivôs. Basta a simples palavra: “Oportunidade”. Sem uma oportunidade ninguém aprende, trabalha e chega lado algum.

      Para a Informação da RTP sugiro mesmo uma renovação do grande estúdio de Informação e consequentemente uma nova imagem grafica e com novos e antigos pivôs: Fátima Campos Ferreira, João Adelino Faria, João tomé de Carvalho, Cristina Esteves, Alberta marques Fernandes, Hélder Silva e Sandra Felgueiras para o Telejornal. Chegam-lhe?

      • Ai, credo! Não precisas de me tratar com tanto formalismo… LOOL… Qual senhora? Já ando por estes sites e foruns de televisão há muito tempo. Se tens andado por estas andanças, até já te deves ter “cruzado comigo”… Andei muito pelo Novelas Nacionais e pelo Informador e fuir colaboradora de ambos os sites.
        Destesto quando começam com senhoras para cá e para lá… Senhora era a minha avó… LOOL

        Em relação ao José Rodrigues dos Santos e à sua possível saída, eu acredito que seja benéfico para dar oportunidade da outros, mas continuo com a ideia de que será uma perda para a RTP. Ele é a cara da Informação naquele canal. Há muitos anos. E , aliás, até a TVGuia sabe disso. Já reparaste bem na notícia? Numa coisa tens razão: por enquanto nada mais é do que especulação… LOOL… E porque será que a notícia terá sido feita sobre ele, com a cara dele com a imagem de destaque e isso tudo? Pelos vistos, ainda nenhum dos quatro que foram À reunião ainda aceitou ou recusou fosse o que fosse. Aliás, a própria fonte refere que “Os outros irão acabar por aceitar… Já o Zé…”… Ora, se essa pessoa prevê isso é porque ainda nenhum aceitou. Até porque o processo vai continuar e talvez se prolongue até ao final do ano. O que acontece é que uma possível saída do José Rodrigues dos Santos da RTP seria uma notícia bombástica (boa para uns, má para outros, mas uma grande notícia). Enquanto que se for qualquer um dos outros a sair será apenas uma noticiazinha.

        Conheço (da tv, claro) o José Rodrigues dos Santos há muitos anos. Sou grande admiradora do trabalho dele, por isso é que disse que, se calhar, a minha opinião era suspeita. Sempre o vi ali e toda a gente conhece o feitio dele. O que se deve ter passado é que, como ele tem aquele feitio mais impulsivo e mais transparente, deve ter mostrado mais descontentamento, mas nenhum dos outros deve ter saído daquela reunião contente! Quem é que sai contente de uma reunião onde lhe dizem que lhe vão cortar 40% do ordenado? Ou então, nem isso deve ter acontecido, mas como ele é o mais mediático, o mais carismático, o que chama mais a atenção caso se faça uma notícia sobre ele, fizeram a notícia sobre ele…

        E é verdade que ninguém é insubstituível, mas acredito que , caso saia, deixe saudades no público… Foram muitos anos 🙂 . Décadas. Não só como pivot como enquanto repórter, principalmente em cenários de guerra, onde fazia um trabalho inigualável.

      • E, já agora… Acho que a RTP perdeu um bocadinho na altura em que saíram o Zé Alberto e a Judite… Depois foram reequilibrando, mas perderam :/

  • Poẽ-te a ANDAR PODRE QUE JÁ VAIS TARDE. ESTA PORCARIA RECEBE 13 MIL EUROS MES’ MAS A QUE PROPOSITO? E TEM TEMPO PARA ESCREVER AQUELES CALHAMAÇOS? RUA COM ELE. FECHEM A RTP COMO FIZERAM NA GRECIA. VIVA O GOVERNO GREGO. MORTE À RTP JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!