RTP

José Rodrigues dos Santos admite pressões por parte do governo

Reprodução

A RTP1 adiou uma reportagem eventualmente comprometedora para o governo para depois das eleições legislativas. O caso deu polémica e tanto a jornalista responsável pelo ‘Sexta às 9’, Sandra Felgueiras, como o presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, foram chamados ao Parlamento.

Sandra Felgueiras colocou logo as responsabilidades de lado e defendeu-se, alegando que a reportagem podia mesmo ter sido emitida antes das eleições, mas não o foi, por decisão da direção de informação. Gonçalo Reis fez o mesmo, ao referir que decisões sobre programas pertencem também a esse mesmo departamento.

A questão coloca-se: existem pressões do governo relativamente aos conteúdos que são transmitidos pelo canal? José Rodrigues dos Santos, pivô da RTP1 e ex-diretor de informação do canal, pronunciou-se sobre o assunto.

“Ocupei o cargo por duas vezes, durante um governo PS e outro PSD/CDS, e as coisas eram todas feitas de forma mais subtil. Vou dar um exemplo. Não querem que se fale sobre o cultivo da batata e dizem-nos: ‘Você acha que é ético falar sobre o cultivo da batata? Há tantas coisas tão mais importantes’. Depois tem duas hipóteses: ou afirma ‘tem razão’, e finge que a decisão é sua; ou diz ‘Não. O cultivo da batata é importante'”, começou por revelar o jornalista de 55 anos numa entrevista recente que deu ao jornal i.

“Essa capacidade de contrariar o político, de lhe dizer ‘não’ nos olhos, pode não estar ao alcance de toda a gente. Até porque sabemos que se dissermos ‘não’ muitas vezes não permanecemos muito tempo no cargo”, explicou ainda o profissional de televisão.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Álvaro JoséJaime MenezesJosé Maria Almeida Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
José Maria Almeida
Visitante
José Maria Almeida

Como jornalista deixa muito a desejar. Não é nem nunca foi um profissional isento. Este é mais um que recebe das contribuições obrigatórias do Zé Povinho

Jaime Menezes
Visitante
Jaime Menezes

Qual é a credibilidade deste pivô piscolho? Basta lembrar-se a sua insolente agressividade quando entrevistou políticos não de direita.
Antes de se pôr com palpites pergunte aos partidos de direita, seus favoritos, o que resultou da audiência dos responsáveis da RTP, requerida por esses partidos. O que vai inventar agora? Mais uma ficção para a multidão de fãs semi’analfabetos

Álvaro José
Visitante
Álvaro José

É óbvio. HÁ muitos exemplos e muitas suspeitas, com mais ou menos evidências e outras talvez impostas mais descaradamente por vassalagens, graxas ou impunidades.
Exemplos de falarem do Maduro venezuela, corrupções, e contra Xuxialistas de outros Países, sobre realidades da n economia, elogios ou críticas, mas sempre com agenda contra governo PPC e PàF, Trump, Bolsonaro… e filtragem da Lusa, etc.,

ATV News