fbpx

José Carlos Malato faz esclarecimento sobre a morte de Jesus Cristo

José Carlos Malato diz que Jesus Cristo morreu nesta quarta-feira...

Duarte Costa
3 min leitura
Instagram

Em época de celebração da Páscoa, José Carlos Malato utilizou a rede social Instagram, aos primeiros minutos desta quarta-feira, para fazer um esclarecimento.

Em bom rigor, Jesus morreu no dia 14 de Nisã – o primeiro mês lunar do calendário sagrado judeu. Ou seja, hoje. Só para que conste“, escreveu o apresentador da RTP na secção de InstaStories.

Também no feed, José Carlos Malato deixou uma publicação. “Sempre vivi a Páscoa como a grande metáfora da vida. Uma Paixão. Jesus foi um ser para a morte, como problematizou Heidegger e a própria Bíblia admite. Por isso, nunca celebrei o seu nascimento por irrelevante“, explicou.

Domingo de Ramos pontua a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e o início da grande ilusão. Nessa semana fatídica, expulsa os mercadores do Templo, reune os amigos numa última ceia e, a meio da festa, declara que um deles vai negá-lo três vezes e que outro o atraiçoaria. Que desastre de jantar! No fim, lavou-lhes os pés incapaz de lavar-lhes a alma. Foi preso, sumariamente julgado, e condenado“, descreveu.

Pilatos lavou as mãos dando início a uma tradição milenar. Entre Ele e um Barrabás qualquer, o povo, manipulado, escolheu mal seguindo a tradição milenar. Jesus inicia um longo caminho até ao Calvário onde o esperava o madeiro. Foi chorado pela mãe e amado por uma prostituta. Torturado pelo regime com fel e vinagre acaba abandonado pelo Pai no momento em que mais precisava dele. Morreu e foi sepultado. Como todos“, acrescentou.

Diz-se que ressuscitou ao terceiro dia. Mas isso nunca aconteceu a nenhum de nós. Acredito que em todas as vidas haja uma Páscoa. Com o nosso Pedro, o nosso Judas, a nossa mãe, a nossa Maria Madalena. E os que hão de lavar as mãos e os que não nos escolherão. Mas também acredito que todos teremos o nosso Domingo de Ramos. O sonho, a breve ilusão. Se lá chegarmos, isso já ninguém nos tira. Eli Eli Lamá Sabactâni?“, concluiu.

De lembrar que o dia usualmente referido para a morte de Jesus Cristo é o de sexta-feira, sendo que a ressurreição terá ocorrido no domingo. Há, porém, várias incertezas sobre essa data.

José Carlos Malato arrasa Joana Latino: “Como é que aquela mulher pode ser jornalista?”