fbpx

José A. Carvalho recorda a SIC: “A imagem mais marcante da minha carreira”

Duarte Costa
2 min leitura
Instagram

O jornalista da TVI confessou no ‘5 Para a Meia-Noite’, da RTP1, que o momento mais marcante da sua carreira se deu em 1992, na estreia da SIC.

No ‘Alta Pressão’, Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves deram a oportunidade a Alberta Marques Fernandes de colocar uma questão a José Alberto Carvalho. “Já passaste pelas três televisões generalistas: SIC, RTP, TVI… Qual é a televisão que mais te marcou? Qual é o projeto que mais te marcou? Um beijinho grande. Love you“, perguntou.

Não há nada a esconder. Eu tenho encarado os desafios da minha vida sempre com um grande entusiasmo (…) Foi no início da SIC“, admitiu o pivô.

“Estar numa equipa, a começar um projeto do zero (…) Com gente muito nova, que queria fazer diferente, que trabalhou nos bastidores durante quatro ou cinco meses antes de a estação ir para o ar… A tentar uniformizar conteúdos, ideias, abordagens, estética, conceitos editoriais, o que é que é notícia, o que é que não é…”, começou por explicar.

“Como é que se deve abordar, porque é que isto é assim, o que é que não se deve dizer, porque é que se deve dizer o contrário, como é que se pergunta, como é que não se responde, tudo isto, e o facto de depois termos ido para o ar, numa altura em que uma grande parte do país não acreditava sequer que fosse possível, porque tinha havido alguns flops das primeiras televisões privadas europeias…”, continuou.

A imagem mais memorável que eu tenho é a do fim do primeiro Jornal da Noite, nesse dia, quando eu saí do estúdio e tinha a empresa inteira em lágrimas, aos gritos… Conseguimos! Foi o primeiro programa em direto da SIC. Foi o Jornal da Noite de 6 de outubro de 1992 e é a imagem mais marcante de toda a minha carreira“, rematou.