Estado de Graça foi a principal aposta da RTP no humor entre abril de 2011 e dezembro de 2012. Ana Bola, Joaquim Monchique, Maria Rueff, Eduardo Madeira e Manuel Marques eram os protagonistas do programa.
Ao semanário SOL, Joaquim Monchique confessa que nunca entendeu os motivos que levaram ao seu cancelamento. Para mais quando o programa tinha sido «o primeiro a ter mais audiências que o Telejornal».
«Nunca saberemos o que se passou, mas acho que volta a ser uma questão de revenge, de anticorpos, que sei que tenho», confessa.
Também não percebi qual o motivo, pois para os padrões da RTP em horário nobre fazia boas audiências. Cancelaram e foram fazer uma coisa praticamente igual (“Donos Disto Tudo”), que por sinal tem bem menos audiências. LOL. Vá-se lá perceber.
Era um programa que até tinha uma audiência razoável e imitava muito bem alguns programas e tinha sketches muito engraçados. Pena que acabou!
Tinha mais audiência do que o Telejornal? Custa-me a acreditar, talvez devido a algum jogo de futebol na concorrência durante o Telejornal ou por outro factor singular. O programa não tinha boas audiências, nunca teve e tal como outros programas do género, a audiência decresce todas as semanas tal é a decepção com falta de qualidade, mas como é habitual em Portugal, meses, anos depois de acabarem os programas tornam-se supostamente bons, enquanto são transmitidos ninguém os vê.