fbpx
RTP Geral

João Galamba arrasa ‘Sexta às 9’ – RTP e Sindicato dos Jornalistas reagem à polémica

Sandra Felgueiras, Sexta Às 9, Rtp1, João Galamba
Facebook

João Galamba gerou polémica ao apelidar o programa ‘Sexta às 9’, da RTP1, de “estrume” e “coisa asquerosa”.

João Galamba, secretário de Estado Adjunto e da Energia, apelidou o programa ‘Sexta às 9‘, da RTP1, de “estrume” e “coisa asquerosa“. Em causa, a transmissão de várias reportagens relacionadas com a prospeção de lítio em Portugal, um negócio cuja tutela é da responsabilidade do próprio político.

Lamento, mas estrume só mesmo essa coisa asquerosa que quer ser considerada um programa de informação“, escreveu nas redes sociais, este domingo, antes de se arrepender e de eliminar a publicação. Contudo, já muitos internautas a tinham visto e gerou-se a polémica.

A direção de Informação da RTP, liderada por António José Teixeira, já reagiu às críticas feitas ao formato de Sandra Felgueiras.

A Direção de Informação da RTP repudia as declarações expressas pelo secretário de Estado Adjunto e da Energia João Galamba. As palavras que proferiu atentam contra o bom nome da RTP e da sua jornalista Sandra Felgueiras e desrespeitam a liberdade de Informação“, lê-se em comunicado.

Vindas da parte de um membro do governo assumem particular gravidade. Mas nem por isso condicionarão o trabalho dos jornalistas da RTP“, acrescenta ainda o mesmo texto.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) também já lamentou a polémica declaração de Galamba: “O SJ lembra que a liberdade de expressão não justifica tudo e considera que uma pessoa com as responsabilidades governativas e públicas de João Galamba deveria ser a primeira a perceber que um ataque à liberdade de imprensa é um ataque à democracia“.

A mesma entidade lamentou “a falta de cultura democrática que leva um governante, na rede social Twitter, a classificar de ‘estrume’ um programa informativo do qual não gosta“. “O SJ considera ainda que o facto do governante ter retirado o comentário, não apaga a gravidade do mesmo“, sublinhou.

Leia também: Família de Maria João Abreu desespera por um milagre: “O estado é muito grave”

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News