fbpx

Guerra Colonial na RTP2

Pedro Vendeira
4 min leitura

Guerra-Colonial-Rtp2

Esta semana, a RTP2 assinala o início da Guerra Colonial através de documentários, filmes e debates.
A Guerra Colonial foi o período de confrontos entre as Forças Armadas Portuguesas e as forças organizadas pelos movimentos de libertação das antigas províncias ultramarinas de Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, entre 1961 e 1974.

O início deste episódio da história militar portuguesa ocorreu em Angola, mais concretamente no dia 4 de Fevereiro de 1961. A Revolução dos Cravos em Portugal, a 25 de Abril de 1974, determinou o fim deste conflito militar.

Hoje às 23h00 – Debate Descolonização – 40 anos

Um debate moderado por Luís Marinho sobre a descolonização e onde contamos com a presença do Prof. Jaime Nogueira Pinto, do Embaixador de Angola, Dr. Luís de Almeida, e do Embaixador Francisco Seixas da Costa.

Há 40 anos, nasceram cinco novos países em África. Tinham em comum terem integrado o Império colonial português. Têm hoje em comum, uma língua – a língua portuguesa.
O império português em África foi o último da aventura colonial europeia. No início dos anos 60, outras potências coloniais, como a Grã-Bretanha ou a França, já estavam a concluir os processos de descolonização. Portugal, a viver sob um regime de ditadura, lutou contra os ventos de mudança. Salazar escolheu levantar barreiras. E Portugal travou uma guerra em três frentes em África: Angola, Guiné e Moçambique, ao longo de 14 anos.
Neste programa vamos falar deste passado, mas também do presente e do futuro das relações entre países que tiveram uma história comum.

A seguir, por volta das 24h00 a RTP2 exibe A Costa dos Murmúrios.

Uma visão feminina sobre a Guerra Colonial
Evita recorda e corrige uma história que já lhe pertenceu. No final dos anos 60, Evita chega a Moçambique para casar com Luís, um estudante de matemática que ali cumpre o serviço militar. Nos dias que se seguem, Evita rapidamente se apercebe que Luís já não é o mesmo e que, perturbado pela guerra, se transformou num triste imitador do seu capitão, Forza Leal.

Os homens partem para uma grande operação militar no norte. Evita fica sozinha e no desespero de tentar compreender o que modificou Luís, procura a companhia de Helena, a mulher de Forza Leal. Helena, submissa e humilhada, é prisioneira na sua casa onde cumpre uma promessa. É ela que vai mostrar a Evita o lado mais negro de Luís e a tenta atrair numa relação ambígua de destruição e morte.
Perdida num mundo que não é o seu, Evita cai numa teia de violência mesquinha, sem glória e sem honra. A violência de um tempo colonial à beira do fim. Um tempo de guerra, de perca e de culpa.

A costa dos Murmúrios trata-se de uma visão feminina sobre a Guerra Colonial, que assinalou a estreia da realizadora Margarida Cardoso no domínio da ficção cinematográfica e tem integrado importantes festivais de cinema. A Costa dos Murmúrios é a adaptação livre do romance da escritora portuguesa Lídia Jorge.
A Costa dos Murmúrios foi distinguido com o Prémio Revelação, na 7º edição do Festival de Cinema Europeu, Cinessonne 2005.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com