fbpx

Governo coloca Presidente da RTP em risco

Diana Casanova
2 min leitura

Alberto Da Ponte

Não é de agora que o Presidente da RTP se encontra debaixo de fogo por parte do Governo. A última polémica tem a ver com a aquisição dos direitos de transmissão da Liga dos Campeões, que foi contra a opinião do Governo. Contudo, o ministro Poiares Maduro já veio deixar em aberto a possibilidade de Alberto da Ponte deixar a RTP.

Em declarações ao Expresso, reitera que «a hipótese de substituição do conselho de administração (CA) depende do Conselho Geral Independente (CGI)». «No que concerne ao atual conselho de administração, que já estava em funções quando entraram em vigor os novos estatutos da RTP – que incluem a criação do CGI -, foi incluída uma norma transitória que faz depender a manutenção em funções do CA da aprovação do plano estratégico por parte do CGI», referiu Poiares Maduro.

A verdade é que o plano estratégico da RTP foi já chumbado no CGI por duas vezes, o que coloca em causa a continuidade de Alberto da Ponte à frente dos destinos da estação pública. O CGI vai mais longe e considera que a aquisição dos direitos de transmissão da Liga dos Campeões violou «o dever de colaboração e o princípio de lealdade institucional».

Com uma posição tremida na Presidência da RTP, Alberto da Ponte aguarda para fazer um comunicado em que dará a sua apreciação de todo este processo.

 

 

Redatora e cronista