fbpx

“Geosfera” estreia na RTP2

Pedro Vendeira
10 min leitura

Geosfera &Quot;Geosfera&Quot; Estreia Na Rtp2

Uma rota pelas várias ciências da geologia, além do atrativo turístico tão explorado por toda a Europa.

A Europa tem uma rede de Geoparques que encerra a história da criação da Terra nas suas diferentes fases. O Geosfera viajou com especialistas e explica porque tem o planeta azul os contornos que hoje conhecemos.
Esta série, de 7 episódios, explica-nos vários conceitos: como sucede a destruição da orla costeira pela força do mar e do vento e porque é o oceano um elemento fundamental na formação das futuras montanhas. Ou ainda, como a baleia e o elefante descendem de um antepassado comum.

Documentário 1 – dia 24 de setembro
Geoparques Vulcânicos

Os vulcões são um dos fenómenos, ao mesmo tempo, mais assustadores e atrativos da natureza. As regiões onde existem vulcões (ativos ou inativos) ou atividade vulcânica secundária (géisers, fumarolas, nascentes termais de origem vulcânica, etc.) possuem uma diversidade litológica, mineralógica, edafológica e paisagística únicas, condicionando significativamente o modo de vida das pessoas. Esta realidade é vivida em diversos territórios da Rede Europeia de Geoparks, sendo o Geopark Vulkaneifel na Alemanha um dos mais emblemáticos sobre esta temática.

Documentário 2 – dia 25 de setembro
Geoparques Tectónicos

O Planeta Terra é extremamente ativo e dinâmico, estando em constante mutação, formando-se e erodindo-se cadeias montanhosas, abrindo-se e fechando-se oceanos. O motor de toda esta dinâmica é a Tectónica Global. Por exemplo, todas as cadeias montanhosas são resultado do dobramento, do cavalgamento e do falhamento de rochas. Nestes locais é possível observar, em diversas escalas, os testemunhos desta dinâmica contínua, os quais nos recordam que vivemos num Planeta em constante mutação. Diversos geoparques são territórios onde existem ocorrências singulares relacionadas com os processos tectónicos e onde o grande público é constantemente sensibilizado para esta vertigem geológica. O Geoparque de Bergstrasse-Odenwald (Alemanha) é um dos mais ativos nesta matéria. Neste documentário, explicaremos o que são as placas tectónicas, tipos de limites de placas e causas dos movimentos das placas. No Geopark Arouca, mostraremos as evidências da formação do supercontinente Pangea. Falaremos igualmente do Geoparque da Floresta Petrificada de Lesvos (Grécia), que se configura como uma referência incontornável nesta temática.

Documentário 3 – dia 26 de setembro
Geoparques Cársicos

As regiões cársicas pelo seu ambiente e paisagens características, reunindo grutas, poljes, campos de lapiás, algares, dolinas ou uvalas, entre outras estruturas típicas do modelado cársico, têm um elevado poder de atração para o grande público e, consequentemente, são locais de excelência para o ensino e divulgação das Ciências da Terra. O Geopark de Marble Arch Caves (República da Irlanda e Irlanda do Norte) é um dos melhores exemplos a nível europeu. Neste documentário, explicar-se-á o processo de carsificação, apresentar-se-ão as diferentes formações cársicas, falar-se-á do Homem do Neolítico e das cavernas cársicas. Visitar-se-á o Geopark de Marble Arch Caves, percorrendo-se as suas grutas, a “Calf House” e o Altar do Druida, na floresta de Burren, County Caven, dólmen que data do Neolítico, e Shannon Pot, que é considerada a nascente do rio mais longo da Irlanda, e à volta do qual existem várias associações mitológicas que serão aqui relembradas.

Documentário 4 – dia 27 de setembro
Geoparques da Idade do Gelo

O último grande ciclo glaciário deixou marcas da maior relevância por toda a Europa, desde os fiordes escandinavos, às turfeiras do norte da Europa, passando pela fauna fóssil e terminando na sedentarização do Homem, sendo por isso, no presente, uma das temáticas mais atraentes para o grande público. Acresce ainda a importância associada às mudanças climáticas, atualmente tão pertinente e discutida na sociedade em geral, que nos faz estabelecer um conjunto de relações com o passado menos distante, numa tentativa de fazermos predições para o futuro próximo. Nesta temática, o Geoparque Terra. Vita (Alemanha) assume papel de destaque. Neste documentário, falaremos sobre as evidências da Idade do Gelo e as diferentes eras glaciares, conheceremos as turfeiras da Serra da Freita, abordaremos a vida humana, animal e a botânica neste período. No Geoparque Terra. Vita faremos uma visita ao “Aenkum Bippener Berge”, percorreremos a floresta de “Teutoburg” e subiremos às montanhas do “Wiehengebirge”.

Documentário 5 – dia 28 de setembro
Geoparques Costeiros

A dinâmica do litoral, com toda a problemática associada às mudanças climáticas e à subida do nível médio das águas do mar e envolvendo toda a dinâmica turística associada às praias, transformam estas regiões em locais de excelência para fazer chegar conhecimento sobre esta e outras temáticas ao grande público. O Geopark English Riviera (Inglaterra) é um dos mais emblemáticos e ativos nesta categoria. Neste documentário, será então explorada a temática da dinâmica do litoral, as principais formas de relevo, os movimentos da água do mar, os tipos de costa, a utilização que tem vindo a ser feita do litoral, a erosão costeira e como a mesma pode ser minorada. No Geopark English Riviera, visitaremos o recife de Berry Head, os penhascos de Babbacombe Downs, Goodrington e as cavernas de Kents, entre outros.

Documentário 6 – dia 1 de outubro
Geoparques e Património Mineiro

As grandes idades da Humanidade (Idade da Pedra, Idade do Bronze, Idade do Ferro, Idade do Carvão e do Petróleo e Idade da Sílica) sempre estiveram diretamente dependentes da exploração mineira de recursos geológicos para a sua posterior utilização. A enorme diversidade e quantidade de infraestruturas mineiras, na sua esmagadora maioria abandonadas, existentes na Europa, faz com que hoje constituam um Património Cultural com elevadíssimo valor intrínseco. Estas ocorrências têm uma enorme capacidade de atração do grande público sendo, por isso, locais ideais para a transmissão de conhecimento relacionado com as Ciências da Terra, em especial com a problemática da exploração e utilização sustentada dos recursos geológicos. O Parque Geológico e Mineiro da Sardenha (Itália) é um dos emblemáticos nesta área. Neste documentário, falaremos sobre a importância dos recursos minerais, descreveremos os processos naturais de mineralização, bem como o processo de prospeção e pesquisa dos depósitos minerais. Mostraremos exemplares do património geológico mineiro – minas de ouro e as minas de volfrâmio, estas últimas no Geopark Arouca (Regoufe e Rio de Frades). No Parque Geológico e Mineiro da Sardenha (Itália), veremos exemplos únicos da engenharia mineira como Porto Flavia, a Galeria de Henry e muitos outros túneis que constituem hoje o Centro Italiano da Cultura do Carvão e a Gruta de Santa Bárbara.

Documentário 7 – dia 2 de outubro
Geoparques e Património Paleontológico

Os fósseis desde sempre exerceram uma atração irresistível sobre o Homem, quer como amuletos ou como peças de coleção, quer como testemunhos de uma biodiversidade passada e já extinta. A enorme quantidade de conhecimento científico associado a cada fóssil transforma-os em documentos imprescindíveis para responder às três questões existenciais da Humanidade: Quem somos? De onde vimos? Para onde vamos? No Ano Internacional da Biodiversidade, torna-se necessário dar a conhecer e compreender que a biodiversidade atual e a evolução natural foram condicionadas por diversos processos e eventos ocorridos no passado e que hoje nos são contados pelos fósseis que escavamos nas rochas um pouco por todo o Mundo. São diversos os geoparques europeus que têm por destaque as ocorrências paleontológicas do território, como é o exemplo do Geoparque Arouca. Neste documentário, explicaremos o que é um fóssil, mostraremos o seu processo de formação, quais os principais grupos de fósseis e debruçar-nos-emos sobre a importância dos mesmos. Visitaremos o Geoparque Arouca para conhecer o seu património paleontológico, nomeadamente os fósseis de invertebrados do Ordovícico e do Silúrico e de plantas do Carbónico. Falaremos igualmente do Geoparque da Resèrve Géologique de Haute-Provence (França), outro geoparque com importância significativa neste âmbito.

Produção: Farol de Ideias

Relacionado:
Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com