fbpx

‹‹Fomos Abandonados›› no próximo ‹‹Depois do Adeus››

Pedro Vendeira
2 min leitura

Depois Do Adeus Logo

Álvaro e Maria do Carmo Mendonça tinham uma vida feliz em Angola. Até que chegou a guerra civil e tudo se precipitou. Entre anúncios de independência e instalada uma onda de violência, todo o bem-estar e a ordem estabelecida desaparecem.
Em julho de 1975, deixando para trás todos os pertences de uma vida de trabalho, a família Mendonça, juntamente com mais de quinhentas mil pessoas, embarca numa ponte aérea que marcaria o maior êxodo da história do povo português, rumo a uma terra que a maioria conhecia apenas das fotografias e a que chamavam de “Metrópole”.

No próximo episódio: ‹‹Fomos Abandonados›› – 1, 2 e 3 de setembro de 1975

Os retornados fecham os portões do Banco de Angola para exigir o seu dinheiro. Cansados das longas filas e de não obterem uma resposta quando pedem o dinheiro de volta, os retornados revoltam-se. Daniel, Álvaro, Teresa e Joana também estão no banco quando a revolta começa, o que deixa Maria do Carmo e a filha muito preocupadas. No entanto, Álvaro, com medo de faltar ao trabalho, e Teresa, com receio da confusão, acabam por sair. A ocupação dura dois dias sem que o Governo, entretanto liderado por Pinheiro de Azevedo, responda às reivindicações.

João faz 14 anos e a família, perante todas as dificuldades que atravessa, pensa em uma forma de o compensar. Aos poucos tudo se compõe. Afonso oferece a Ana a coleção de livros de banda desenhada do Major Alvega para ela dar ao irmão. Maria do Carmo pede ajuda a Cidália e esta oferece-se para fazer a festa surpresa no café. Álvaro conserta uma velha bicicleta que estava na fábrica para dar ao filho, e o seu colega Costa ainda lhe arranja bilhetes para ir à feira popular com toda a família.

Joaquim encontra-se com a amante Rosário na fábrica. Natália atribui as ausências constantes do marido ao trabalho.

Domingo, às 21h00, na RTP1

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com