RTP

Festival Eurovisão 2018. Cláudia Pascoal e Isaura já gravaram postal de Portugal

As representantes de Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2018 já gravaram o seu vídeo de apresentação para o concurso musical e passaram o dia a bordo do navio-escola Sagres, embarcação icónica da Marinha Portuguesa.

Neste vídeo de apresentação da canção que irá representar Portugal, as artistas iniciaram as gravações na Base Naval do Alfeite, em Almada, e depois embarcaram no navio-escola Sagres, com a companhia da tripulação. No final garantiram que nunca irão esquecer a experiência: «Este dia correu maravilhosamente. Fizemos coisas que quase ninguém tem o privilégio de fazer e sinto-me muito grata por estar aqui», afirmou Cláudia. «Foi bonito, nunca me vou esquecer deste dia», completou Isaura.

A canção O Jardim foi a grande vencedora do Festival da Canção 2018, reunindo as preferências do júri e do público. Composta por Isaura e interpretada por Cláudia Pascoal, O Jardim tem acesso garantido à Grande Final do Festival Eurovisão da Canção, uma vez que Portugal é o país anfitrião do concurso musical graças à vitória de Salvador Sobral em 2017, em Kiev.

Um símbolo português, o navio-escola Sagres foi construído, em 1937, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), tendo recebido o nome de Albert Leo Schlageter. Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a Marinha Alemã. Em 1962 foi incorporado na Marinha Portuguesa como navio-escola e com o nome Sagres. Para além da missão relacionada com a instrução dos cadetes, o navio-escola Sagres é também regularmente utilizado na representação da Marinha e do país, funcionando como embaixada itinerante de Portugal. O navio-escola Sagres é o navio mais condecorado da Marinha Portuguesa e o único a ostentar condecorações estrangeiras no estandarte nacional.