RTP

Europeias 2019: Noite Eleitoral ao pormenor na RTP

Domingo, 26 de maio, os cidadãos europeus vão a votos para escolherem os seus representantes no Parlamento Europeu. Na RTP poderá acompanhar todos os pormenores que marcam a noite eleitoral através das emissões da Antena 1, RTP1 e RTP3.

A Noite Eleitoral – Europeias 2019 da Antena1 começa às 19h00 e vai ser coordenada e apresentada pela editora de política Natália Carvalho. Os repórteres da rádio vão estar nas sedes eleitorais dos partidos que já têm representação no Parlamento Europeu e vão estar também junto a representantes de outras forças políticas que se apresentam a sufrágio. A emissão estará atenta aos resultados em toda a Europa, com destaque para Londres, onde estará o enviado especial Mário Rui Cardoso, e para Bruxelas, Madrid e Paris com as correspondentes da rádio.

Em estúdio irão estar os investigadores Ana Isabel Xavier (UNL), António Goucha Soares (ISEG), Gustavo Cardoso (ISCTE), Filipe Vasconcelos Romão (ISCTE), para além dos jornalistas, comentadores da Antena1, António José Teixeira e Raul Vaz. A partir da Cidade do Cabo, na África do Sul, estará o Alto Representante da União Africana para as parcerias com a Europa, Carlos Lopes. 

Na RTP1 e na RTP3, a noite eleitoral tem inicio às 19h00, numa emissão em simultâneo, conduzida por José Rodrigues dos Santos, João Adelino Faria e Ana Lourenço. Na primeira hora iremos acompanhar a chegada dos candidatos às sedes dos partidos e os  momentos que antecedem a divulgação das primeiras projeções.

Às 20h00 será revelada a sondagem da Universidade Católica com as primeiras projeções de resultados da noite eleitoral em Portugal. Com Luís Valente Rosa iremos efetuar uma análise aos números que irão sendo conhecidos ao longo da emissão.

Em estúdio contamos com a presença de um painel de comentadores constituído por Pedro Adão e Silva, Pedro Norton e Bernardo Pires de Lima, para interpretarem os resultados e comentarem os desenvolvimentos da noite eleitoral numa perspetiva europeia.

Ao longo da emissão iremos estar em direto das sedes dos partidos com assento parlamentar, bem como junto das outras forças politicas que apresentaram os seus candidatos às eleições europeias. Mas não esquecemos que esta é também uma noite importante para o espaço europeu, pelo que importa conhecer as reações e opiniões da Europa com os nossos correspondentes e enviados especiais Daniela Santiago, em Madrid, Rosário Salgueiro, em Paris, Duarte Valente, em Bruxelas, Vítor Gonçalves, em Londres, e Fátima Faria, em Roma.  

Para uma análise aos resultados eleitorais nacionais, Ana Lourenço conversa com os dirigentes partidários Duarte Cordeiro (PS), David Justino (PSD), Nuno Magalhães (CDS), José Manuel Pureza (BE) e João Oliveira (PCP).

Ao final da noite, na RTP3, poderá acompanhar uma análise detalhada aos resultados eleitorais com Maria Flor Pedroso, Luísa Meireles, António José Teixeira e Pedro Santos Guerreiro. Uma conversa moderada por João Adelino Faria.

ATV News