fbpx
RTP

Estudo Em Casa distinguido nos Portugal Digital Awards 2020

Estudo Em Casa Dinstinguido Premio Portugal Digital Awards 2020

O ‘Estudo Em Casa’ foi distinguido como o Melhor Projeto Digital de Responsabilidade Social pelos Portugal Digital Awards 2020.

Um importante reconhecimento que sublinha a relevância assumida pelo serviço público da RTP na resposta dada ao Estado de Emergência decretado em Portugal durante a pandemia, que alterou por completo o plano escolar do país.

O projeto da RTP ‘Estudo Em Casa foi reconhecido como fundamental pelo seu propósito e suporte tecnológico pelos Portugal Digital Awards 2020, numa edição que reuniu cerca de 350 iniciativas, a mais concorrida até hoje.

 Para Gonçalo Madaíl, diretor da RTP Memória, o ‘Estudo Em Casa’ respondeu aos desafios do terceiro período que foi todo passado em casa pela comunidade escolar. Perante esta urgência, o Ministério da Educação recrutou uma série de professores enquanto a RTP, em simultâneo, preparou um cenário e um estúdio para responder às necessidades [do momento]. Foram dois meses e meio que se traduziram numa resposta diária, com 14 aulas diárias de todas as disciplinas nucleares, sempre disponíveis tanto em televisão como na plataforma web”.  

Segundo João Pedro Galveias, diretor de Multimédia da RTP, o ‘Estudo Em Casa’ só foi possível de concretizar “porque tínhamos o capital humano, tecnológico e o know how para fazê-lo. E porque também a RTP Play já estava preparada para suportar múltiplos serviços. Estamos a falar de um projeto estruturante, que mudou a vida das pessoas e que foi fundamental no apoio aos estudantes, professores e pais”.   

No presente ano letivo, o ‘Estudo Em Casa’ mantém a sua relevância com uma maior aposta. Para além dos conteúdos do ensino básico, através da RTP Memória, o projeto abrange o ensino secundário, disponível nas plataformas digitais (site e aplicação oficiais). Assim, o ‘Estudo Em Casa’ passa a ser uma missão de futuro na medida em que este património fica disponível para os próximos anos para toda a comunidade escolar“, explica Gonçalo Madaíl.

Os Portugal Digital Awards são uma iniciativa da IDC Portugal em parceria com a marca tecnológica Axians, que têm como objetivo o reconhecimento das organizações e dos líderes empresariais com visão e arrojo para a transformação digital dos seus negócios.

Reportagem da RTP distinguida com o prémio de jornalismo Fernando de Sousa

A reportagem da RTP “O Despertar da Ilha”, emitida no Linha da Frente, de autoria de Duarte Baltazar e imagem de João Junça, foi distinguida com o Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa. Um prémio promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal que colocou a RTP em destaque na categoria de Media Nacional.

A reportagem “O Despertar da Ilha” tem como protagonistas os habitantes da ilha da Culatra, em Faro, selecionada pela União Europeia para ser comunidade-piloto de energias renováveis. Pescadores e mariscadores trabalham em equipa com a Universidade do Algarve e várias associações locais para que, até 2030, a comunidade piscatória se torne autossustentável.

Para Duarte Baltazar, autor deste trabalho, sabe bem quando a história da nossa terra ganha, por bons motivos, a atenção do país. Foi de um braço-de-ferro contra o Estado que os habitantes da ilha da Culatra, em Faro, conquistaram as mais básicas condições de vida. Agora que esta comunidade piscatória abraça o desafio europeu das energias renováveis, do combate ao plástico e da preservação da biodiversidade, a distinção atribuída à reportagem O Despertar da Ilha é o reconhecimento de que também na periferia se constrói o futuro do planeta.

“O Despertar da Ilha” tem grafismo de João Santos, pesquisa de Rita Rodrigues, produção de Gonçalo Soares da Silva e coordenação de Mafalda Gameiro. Poderá rever a reportagem na RTP Play.

Duarte Baltazar Rtp
Duarte Baltazar, RTP
Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News