fbpx

É esta a probabilidade de Iolanda ganhar a Eurovisão

A artista portuguesa está apurada para a final.

Duarte Costa
2 min leitura
Instagram

Iolanda e o seu “Grito” vão fazer-se ouvir na final da Eurovisão que está agendada para o próximo sábado, 11 de maio, na cidade de Malmö, na Suécia. A artista portuguesa foi uma das dez apuradas da semifinal que se realizou esta terça-feira.

O apuramento não constituiu uma novidade. Como o A Televisão foi anunciando ao longo dos últimos dias, Iolanda estava no lote de dez favoritos a apurarem-se através da primeira semifinal, por entre um total de 15 participantes, e não demorou muito a ser-lhe atribuído esse passaporte, já que Portugal foi o segundo país a ser anunciado.

Entretanto, com a eliminação de cinco países nessa primeira semifinal, há 32 que ainda estão em prova, sendo que seis deles ainda vão ser eliminados na segunda semifinal, esta quinta-feira, e que vai “fechar” a lista dos 26 finalistas.

Segundo as casas de apostas, Iolanda e Portugal estão neste momento em 25.º lugar, o que corresponde a uma probabilidade inferior a 1%. Resta saber em que lugar é que irá ficar depois de concluídas as meias-finais.

Apesar da pouca probabilidade de vencer, uma coisa é certa. É o quarto ano consecutivo que Portugal vai estar na final, depois dos The Black Mamba, em 2021, Maro, em 2022, e Mimicat, em 2023.

A final da Eurovisão está marcada para sábado, a partir das 20:00 horas, com transmissão em direto na RTP1. O grande favorito à vitória é Baby Lasagna, da Croácia.

Quem é que já está na final?

A Suécia, país anfitrião. Os Big Five – Espanha, França, Alemanha, Itália e Reino Unido – e ainda dez países que se apuraram na primeira semifinal. São eles Portugal, Sérvia, Eslovénia, Ucrânia, Lituânia, Finlândia, Chipre, Croácia, Irlanda e Luxemburgo.

Na segunda semifinal da Eurovisão vão atuar Países Baixos, Suíça, Grécia, Israel, Arménia, Noruega, Geórgia, Áustria, Bélgica, Estónia, Dinamarca, Albânia, São Marino, Letónia, República Checa e Malta.

Relacionado: