fbpx
RTP

Diretor da CMTV está revoltado com a nova taxa de apoio à RTP

Carlos Rodrigues, Diretor Da Cmtv, Tvi, Rtp, Cristina Ferreira
@CMTV

Carlos Rodrigues, diretor da CMTV, criticou a nova taxa de apoio à RTP que o Governo prevê para o próximo Orçamento do Estado.

A RTP deverá receber mais 9 milhões de euros durante o próximo ano, por força de uma nova taxa que será aplicada através dos operadores de serviços de televisão paga. O diretor da CMTV manifestou-se indignado com a medida num texto que publicou na edição desta semana da revista TV Guia.

Se vier a ser um facto consumado, duas coisas se exigem: em primeiro lugar, temos todos o direito de saber muito bem o que vai ser pago com este dinheiro, qual o plano da empresa. Depois, merecemos a garantia de que não voltaremos a ter o mesmo problema muito em breve. Mesmo que de garantias destas esteja o inferno cheio“, escreveu.

Orçamento do Estado prevê novo apoio à RTP

O próximo Orçamento do Estado, ainda dependente de uma aprovação na Assembleia da República, prevê um aumento do apoio do Governo à RTP.

Atualmente, a estação pública de rádio e televisão recebe uma contribuição que é retirada aos contribuintes através da fatura da eletricidade. Contudo, no próximo ano, deverá ser acrescentada uma nova taxa através dos operadores de serviços de televisão paga.

Caso o próximo Orçamento do Estado seja aprovado nos moldes atuais, NOS, MEO, Nowo e Vodafone não vão pagar dois euros por subscritor, como é agora, mas sim quatro. Metade do valor será para o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e a outra metade para a RTP.

Rtp Logótipo
Reprodução

Segundo o jornal Correio da Manhã, a RTP passará a receber cerca de 200 milhões de euros por ano, sendo 191,7 milhões referentes à taxa na eletricidade e 8,6 milhões com o aumento da taxa na televisão paga.

Por este motivo, a Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas (Apritel) já veio dizer que tal decisão do Governo pode resultar num aumento dos preços para os consumidores.

Leia também: Globos de Ouro: diretor da CMTV elogia a SIC mas lamenta o erro dos 27 segundos

Daniel Oliveira, Clara De Sousa Globos De Ouro

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News