fbpx

David Dias, o apresentador que milhões conhecem da RTP Internacional

David Soldado
3 min leitura

Não é um rosto muito conhecido em Portugal mas é aquele que muita companhia faz a milhões de portugueses espalhados pelos quatro cantos do mundo. Chama-se David Dias e integra há cinco anos a programação da RTP Internacional. Atualmente, apresenta o programa Hora dos Portugueses, emitido de segunda-feira a domingo junto aos espaços noticiosos do canal.

Todos os dias, David Dias dá a conhecer «verdadeiros testemunhos» de pessoas que aceitaram o desconhecido e aos poucos alcançaram «grandes feitos». «São histórias emocionantes de pessoas que foram para fora e sozinhas conseguiram o sucesso, Hoje estão em lugares de topo», afirma o apresentador. A ajudar no programa estão também os «nossos correspondentes» espalhados por 15 países, o que abrange quase todas as comunidades portugueses no mundo.

Numa altura em que a RTP Internacional prepara «mudanças para melhor» na sua grelha, David Dias elege o Hora dos Portugueses como o «projeto âncora» do canal, embora guarde com «muita saudade» outro programa da qual deu cara. No Podium, que é hoje apresentado por Rita Belinha, o jovem de 27 anos conversava com os vários atletas portugueses medalhados que «às vezes nem um tostão» e apoio tinham do seu próprio país.

Ainda sobre a renovada grelha, David Dias mostra-se «otimista e entusiasmado» com o rumo dado à RTP Internacional que muitas vezes é olhada de lado pelos portugueses de Portugal uma vez que, explica o próprio, não estão a par das «grandes mudanças» que o canal sofreu nos últimos anos. Nos dias de hoje, a missão da RTP Internacional é, sobretudo, apostar numa grelha capaz de abranger as três gerações de emigrantes que, por muito mais distintas que possam ser, encontram no canal «um elo de ligação».

«A primeira geração é a mais envelhecida e focada na saudade do Portugal de antigamente. Temos depois os filhos dessa mesma geração em que a ligação ao nosso país é mais difícil e descolada. Por fim, a chamada terceira geração, aquela que saiu há meia dúzia de dias, quer ver o Portugal de hoje, contemporâneo, moderno, que ganha prémios e está nas bocas do mundo», enumerou David Dias que aponta dificuldades em conquistar públicos tão heterogéneos. «Juntar isso tudo numa grelha é muito difícil mas este novo projeto consegue fazê-lo», rematou.

Redactor.