RTP

Dalila Carmo fala do «presente» que foi «Florbela»

Numa altura em que o filme «Florbela» já chegou às salas de cinema, a adaptação centrada na vida de Florbela Espanca terá também lugar numa minissérie transmitida pela RTP1. A protagonista é Dalila Carmo que falou do seu projeto à Notícias TV desta semana.

Com o título «Perdidamente Florbela», a série terá algumas diferenças face à versão que chegou ao grande ecrã, desde logo porque terá três episódios, mas também porque «na série há mais biografia, mais sobre a infância, adolescência, o primeiro marido…», diz Dalila Carmo.

Com o projeto a ter já vários anos, desde a sua concepção e gravação – 2011 – até à sua chegada ao cinema, a gravação da série foi feita em simultâneo, sendo que Dalila Carmo se revela «muito feliz com o resultado final». De facto, a satisfação por ter feito parte deste projeto em que contracena com Ivo Canelas e Albano Jerónimo leva a atriz a considerá-lo «o maior presente», referindo ainda que «não havia como dizer não a este projeto». Dalila Carmo é clara nas razões que a levam a ter esta opinião, referindo que foi «pelo desafio, pelas pessoas que estavam à frente e pela Florbela, que foi uma descoberta tardia na minha vida, a pretexto do filme».

Por se tratar de um desafio tão interessante para a atriz, a mesma recorreu a várias técnicas de preparação para o filme e série, estando um ano e meio em pesquisa, relendo toda a obra de Florbela Espanca. «Estive com pessoas da sua família e que me deram alguns detalhes preciosos. Inclusivamente com uma aluna dela ainda viva e que tem uma memória extraordinária, com quem passei uma tarde», refere a atriz. Apesar disso, Dalila Carmo admite que «nunca saberemos tudo», pois «não há registos de imagem de Florbela em movimento. Ninguém sabe como andava, como se mexia, como era a sua voz». Contudo, a atriz confessa que a sua principal preocupação foi «tentar chegar aos seu mundo interior, compreender a sua humanidade».

Recorde-se que ainda não existe data de estreia na televisão nacional, deste filme produzido pela Ukbar Filmes.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
«Perdidamente Florbela» já está a ser promovida | A Televisão Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] pela atriz como «um presente» e impossível de recusar, conforme A Televisão já havia avançado aqui. Resta-nos aguardar para perceber qual será a data de estreia de «Perdidamente Florbela», bem […]

ATV News