fbpx

Cristina Esteves: «José Sócrates não liga muito às audiências»

A Televisão
2 min leitura

Opiniao-Jose-Socrates

Quando questionada sobre as audiências pouco expressivas de A Opinião de José Sócrates, Cristina Esteves responde à TV Guia: «Os números têm de ser vistos de uma outra maneira. Na estreia, obviamente havia uma enorme curiosidade; na segunda semana, houve contra-programação dos outros canais: a SIC pôs a novela líder no ar e a TVI antecipou o Marcelo Rebelo de Sousa, estreou uma novela e transmitiu o final de A Tua Cara Não Me É Estranha. Portanto, tudo isto são fatores que acabam por ser determinantes».

Uma das críticas que têm sido dirigidas à jornalista tem que ver com o facto de não se alongar nas perguntas. «Isto é um espaço de comentário, não de entrevista. Muitas vezes, devido à personagem, devido ao seu peso, as pessoas esperam que seja uma entrevista. Mas não é». Cristina Esteves confessa ainda que o ex-primeiro-ministro «não liga muito às audiências»: «Uma vez, eu disse-lhe quanto é que tínhamos tido e ele disse-me que as audiências aqui, não são importantes. ‘O importante’, disse-me, ‘é haver um espaço onde se comenta a atualidade da forma mais imparcial possível’».

Cristina garante que não dá completa fiabilidade ao novo sistema de medição de audiências. «Ainda há muito território para caminhar». Confrontada com a pergunta: «Quantos espectadores é que a GFK está a ‘roubar’ à RTP1», responde: «Ah, não sei. Mas houve aqui vários fatores que podem ter contribuído para a atual situação: a falada privatização da empresa e a instabilidade em torno da RTP com a atual conjuntura económica não vieram ajudar a nossa afirmação…».

Siga-me:
Redactor.