fbpx

Cristina Esteves esclarece saída do «Telejornal» e desmente informação

Pedro Vendeira
2 min leitura

Cristina Esteves foi afastada do Telejornal da RTP1. Uma decisão do diretor de informação, Paulo Dentinho, que acabou por ser muito contestada pelos espectadores.

Uma publicação semanal, avançou que a decisão se deveu aos fracos resultados obtidos pela pivôt e a jornalista acabou por reagir publicamente, à falsa informação publicada.

«Audiências? Eis a (falsa) questão que pode servir o propósito do “anónimo” que depois faz publicar e muitos replicam sem saber como e porquê. E assim se fabrica aquela narrativa. Porque tal nem me foi dito, vamos a isso, como nada fosse trabalho de equipa ou resultado das suas circunstâncias», começou por escrever Cristina Esteves.

Devido à forte concorrência, a RTP1 acaba por registar baixos resultados ao domingo, aumentando apenas quando o The Voice está em antena. «As audiências da RTP1 ao domingo são muito difíceis, o share do canal quase ou nem os dois dígitos alcança, e mesmo assim é o Telejornal e o Jornal da Tarde que seguram o barco, e os The Voice quando os há.»

Cristina Esteves reage ao seu afastamento do «Telejornal»

«A audiência mais baixa do ano no Telejornal, sim a um domingo, nem me teve em antena. Assim como, quando estive à semana, ou não estive ao fim-de-semana, não houve oscilações de assinalar», explica a jornalista, que acrescenta: «Telejornal ao domingo é precedido por programas que têm quotas até inferiores a 5% (ou uns cento e poucos mil), e sobe para 11-14% em média – não há milagres nem santos da casa», remata.

Já nos restantes dias, com a ajuda do programa apresentado por Fernando Mendes, o noticiário da noite da estação pública regista melhores resultados.

«Ao invés, ao sábado as audiências do Telejornal estão relativamente em linha com os dias úteis, apesar da antena também ser entregue com audiências mais baixas, pois não há a rampa de lançamento “Preço Certo”, que chega a alcançar uns 20% de share, quando não mesmo a liderança, e daí… é ver a curva.»

Fátima Campos Ferreira reage ao fim do «Prós e Contras»

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com