RTP

Corridas de touros seduzem cada vez mais espectadores

© RTP
© RTP
Muitos telespectadores questionam a presença do espectáculo na RTP © RTP

Na última quinta-feira, 2 de julho, a RTP exibiu a 51.ª edição da Grande Corrida TV, em direto da Praça de Touros do Campo Pequeno. A transmissão do acontecimento foi o quinto programa mais visto do canal, registando uma audiência superior comparativamente aos formatos de daytime Agora Nós e Há Tarde ou a novela Os Nossos Dias. 

446 mil espectadores estiveram à frente do pequeno ecrã para acompanhar o espetáculo tauromáquico, segundo o serviço de medição de audiência GFK/CAEM. A transmissão deste ano registou um ligeira quebra comparativamente ao ano passado, onde cerca de 470 mil pessoas assistiram ao espetáculo. Ainda assim, um número superior ao ano de 2012 com 395 mil aficionados. A exibição deste ano ficou à frente de programas com Agora Nós e Há Tarde que registaram 161 mil e 180 mil espectadores respectivamente ou da novela Os Nossos Dias com 380 mil seguidores.

A transmissão de corridas tauromáquicas na RTP levanta muitas questões juntos dos portugueses, reunindo opiniões favoráveis e desfavoráveis com a presença do espetáculo na grelha do canal público. Jaime Fernandes, provedor do telespectador da RTP, não contempla a emissão de corridas no canal. «Enquanto provedor do telespectador da RTP, acho que não se enquadram. Porquê? Porque não deixa de ser uma forma de violência sobre os animais. Além disso, quem gosta pode sempre recorrer ao canal do cabo que é dedicado a esta arte», explicou ao Diário de Notícias.

Para Nuno da Câmara Pereira, as corridas são como qualquer outro programa de televisão. «A transmissão de touradas na RTP1 faz o mesmo sentido que a emissão de telenovelas com cenas de amor durante a tarde, hora em que há crianças a ver. Faz até mais sentido transmitir touradas à noite do que novelas com essas cenas de tarde», salientou o fadista à mesma publicação.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita.Apple Store Download Google Play Download

6
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
DavidOffCarlos SilvaDavidfertolero derminoseteAlexandre de Oliveira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Pedro P
Visitante
Pedro P

Ficou em terceiro no horário que deu!
Teve menos audiência do que no ano passado!

Mas segundo esta lindíssima notícia (que não é notícia):

Fez também mais audiências do que As Cartas da Alma e a RTP2…
E comparando com 1960, também teve mais audiências… Mas serão estes argumentos válidos para dizerem que “seduz cada vez mais espetadores?”

Alexandre de Oliveira
Visitante
Alexandre de Oliveira

Olá Pedro P. Obrigado pelo seu comentário. Os argumentos utilizados para sustentarem a notícias estão explícitos no texto. Inclusivamente está mencionado a ligeira quebra (muito pouco significativa) das audiências comparativamente ao ano passado. A comparação é feita a partir de 2012 onde, efectivamente, existiram menos espectadores que em 2015. A comparação foi feita também com os próprios programas de grelha da RTP exibidos naquele dia para dar uma visão mais abrangente.

David
Visitante
David

Não faz sentido comparar o horario da noite com o horario da manha ou tarde.
A tourada reuniu menos espectadores que o ano passado e perdeu na faixa horaria para a concorrência direta.

Fazem a comparação com 2012 por ser um ano favoravel a fazer valer a vossa posição quanto a este tema?

Deviam fazer uma correcção e repor a verdade nesta “noticia”

fertolero derminosete
Visitante
fertolero derminosete

Lamentável esta notícia. As arenas romanas de séculos atrás continuam presentes. Bater palmas e sorrir perante o sofrimento animal é um absurdo. Apenas para responder a esse senhor Nuno da Câmara Pereira > Espero que na próxima reencarnação não nasça touro ou talvez espero que sim para perceber o sofrimento atroz destes animais. E vir com desculpas de cenas de sexo ( que também são absurdas no horaŕio em que são transmitidas mas também é absurdo ensinar a crianças de 8,9,10 anos nas escolas o que é sexo e como se faz etc) MAs regressando às touradas: Como é possível… Read more »

Carlos Silva
Visitante
Carlos Silva

E espero que ainda venha a ter mais audiências nas próximas corridas.

DavidOff
Visitante
DavidOff

Eu não acredito no que acabo de ler neste site… ou então enganei-me e vim parar ao Pravda!

ATV News