fbpx

Conheça os temas desta semana de ‹‹Sociedade Civil››

Pedro Vendeira
5 min leitura

Sociedadecivil

No ‹‹Sociedade Civil››, Eduarda Maio modera as participações dos vários parceiros em cada emissão. Os temas dedicados a melhorar a nossa vida através dos testemunhos de cidadãos com uma larga experiência na resolução de problemas, pessoas de várias organizações mobilizadas para as soluções nas mais diversas áreas.

Segunda-feira, 4 fevereiro – Todos os cancros são fatais?
O cancro está entre as principais causas de morte no mundo. Estudos apontam para que entre 2005 e 2015 a doença mate 84 milhões de pessoas. Em Portugal, todos os anos cerca de 3.600 doentes são diagnosticados com cancro do pulmão. Deste número apenas 15% sobrevive. Por sua vez, o cancro da mama é o que mais vítimas faz entre as mulheres. Mas segundo a OMS perto de 40% dos cancros podem ser prevenidos, o que significa que o índice de mortalidade da doença está a baixar. Neste Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, queremos perceber o que é possível ser feito para diminuir ainda mais o número de vítimas.

Terça-feira, 5 fevereiro – Saber ‹‹vender›› o Mar português
Será que aproveitamos mal as nossas riquezas marítimas atendendo a que temos a maior Zona Económica Exclusiva da União Europeia? O mar português é um importante espaço e um dos clusters mais falados e procurados nos últimos tempos. Há dentro e fora dos oceanos riquezas incalculáveis, ligadas às energias renováveis, pescas, turismo e investigação científica. Que ativos o mar português ainda tem para dar? Que indústrias ainda podem florescer no seu embalo? Quantos postos de trabalho pode criar? Será que estamos a explorar o mar em áreas absolutamente inovadoras? Ou ainda privilegiamos as áreas de negócio tradicionais?

Quarta-feira, 6 fevereiro – Cuidados a ter com o frio
O arrefecimento e enregelamento do corpo são responsáveis por várias mortes todos os anos. Nos primeiros dias de 2013 a DGS e o INEM lançaram os habituais alertas, apesar de as temperaturas serem as normais para a estação. Os avisos são especialmente destinados aos mais vulneráveis às ondas de frio: idosos, crianças e sem-abrigo. Neste Sociedade Civil, numa época em que se adivinha que o mercúrio nos termómetros não estará alto, vamos reunir os melhores especialistas para esclarecer todas as dúvidas e explicar como é que, afinal, nos devemos proteger do frio.

Quinta-feira, 7 fevereiro – Insolvências: como reagir?
As insolvências de pequenas e médias empresas aumentaram 50% em 2012: foram apresentados cerca de 25 pedidos de insolvência por dia. Ao todo, registaram-se perto de nove mil insolvências. Porto, Lisboa e Braga foram os distritos mais afetados. Mas não são só as empresas que entram com pedidos de insolvência: há cada vez mais famílias e indivíduos a faze-lo. Quais são as consequências de abrir falência? Como posso renegociar dívidas? Quem gere os meus bens? Fico sem salário? Se a empresa em que trabalho ficar insolvente pode deixar de pagar o meu ordenado? Nesse caso, posso constituir-me como credor? Onde devo dirigir-me para defender os meus direitos?

Sexta-feira, 8 fevereiro – O regresso dos velhos hábitos alimentares
Cozinhar em casa é o que está a dar. Isso e levar lancheira para o trabalho. Ovos, frutas, legumes, carne, arroz e bacalhau são, de acordo com analistas de consumo, os produtos que os portugueses mais estão a comprar. Um consumo alimentar muito idêntico ao dos anos 80 e 90. A compra de produtos frescos já aumentou em 2012 e deve continuar a crescer em 2013, já que estes são mais baratos. Apenas um exemplo de que este regresso ao passado pode trazer vantagens para a saúde. Mas será que cortar na alimentação pode ser prejudicial? Que alimentos temos que garantir na nossa dieta?

De 2ª a 6ª feira às 14h00, na RTP2

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com