Conheça os primeiros finalistas das ‘7 Maravilhas da Cultura Popular’

3 min leitura

A 1ª Meia-Final realizou-se ontem na Vila de Salir, em Loulé, e ficaram a conhecer-se os 7 Patrimónios mais votados que ficaram apurados como Finalistas.

Festas de São João de Braga, Criptojudaísmo de Belmonte, Festa da Espiga de Salir, Colete Encarnado, Vila Franca de Xira, Santo António, Festas de Lisboa, Bailinho da Madeira, Calheta e Romaria de São João D’Arga, em Caminha são os primeiros finalistas desta edição.

“Este será certamente um momento que ficará na história da freguesia de Salir. Foi com grande satisfação e um enorme orgulho, associado à grande responsabilidade de receber uma das meias-finais deste concurso em Salir, que aceitámos o honroso convite do presidente das 7 Maravilhas® e da RTP. Isto é serviço público, para nós é muito importante, termos assim a oportunidade de promover a nossa freguesia, o concelho de Loulé e o Interior do Algarve, um interior repleto de História, cultura, gastronomia, artesanato, de paisagens deslumbrantes e gentes únicas no seu bem receber.” palavras de Deodato João, Presidente da Junta de Freguesia de Salir e Anfitrião da 1ª Meia-Final deste concurso.

“Foi uma meia-final que expressou bem o sentimento de orgulho nacional patente em todos os candidatos a concurso e que demonstra bem a força da cultura popular portuguesa, sobretudo num palco como a Vila de Salir, que acolheu esta meia-final, no coração de um Algarve muito turístico, mas que soube preservar  e sabe disfrutar das suas tradições mais populares. Muito obrigado às gentes de Salir que nos receberam.”, palavras de Luis Segadães, Presidente das 7 Maravilhas. 

A estes 7 patrimónios Finalistas juntam-se os outros 7 que irão ser apurados no dia 30 de agosto, na 2ª Meia-final a realizar-se em Torres Novas.

A Gala da Declaração Oficial realiza-se a 5 de setembro de 2020 em Bragança e será transmitida pela RTP, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados nas Meias-Finais vão ser eleitos 7 patrimónios pelos portugueses como as 7 Maravilhas da Cultura Popular®.

O Conselho Científico, um órgão constituído para apoiar a organização do concurso na elaboração do regulamento, na verificação das candidaturas e nas tomadas de decisão, tendo o objetivo de libertar a Organização de quaisquer tomadas de posição face aos candidatos a concurso, assegurando por isso a máxima idoneidade, independência e equidistância do processo, conta com os seguintes membros:

·         Associação Portugal Genial

·         CEARTE- Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património

·         CNC – Centro Nacional de Cultura

·         Fundação INATEL

·         Joana Vasconcelos

·         Secretaria de Estado – Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

·         Turismo de Portugal

Siga-me:
Redactor.
Exit mobile version