fbpx

Conheça os concorrentes de «Chefs’ Academy 2014» [Com fotos]

Pedro Vendeira
13 min leitura

Chefs-Academy-2014-Atelevisao

Chefs’ Academy é o primeiro programa de televisão que forma cozinheiros desde o início. Este é um formato de cozinha que além da componente de concurso pretende ensinar verdadeiramente a cozinhar. Na primeira edição o programa formou 12 alunos ao longo de 12 semanas e neste segundo ano letivo, recebe 12 novos aspirantes a cozinheiros para 16 semanas de formação. Todas as semanas são dadas aulas por chefes profissionais e de carreiras sólidas. Esta é a verdadeira oportunidade de mudar de vida, de profissão. Nenhum deles é expulso, mas através de um sistema de pontos um deles será eleito o grande vencedor. Esta aprendizagem não se reduz ao espaço da escola, mas acontece também em aulas exteriores, em locais de grandes produções nacionais, levando todos até à origem dos produtos. E no segundo ano letivo a escola leva os alunos para o campo, através da nova horta da academia.

Um programa aspiracional, que desafia os portugueses a mudar de vida, numa área que é muito importante para o país, económica e culturalmente – a cozinha, a gastronomia. Mais do que pôr os concorrentes à prova, ensina-os: o programa é uma escola!

A maior escola de cozinha do país abre novamente as portas a 12 alunos que tentam mudar a sua vida através da cozinha. As 50 pessoas mais motivadas chegaram a um casting final onde enfrentam, pela primeira vez, o corpo docente. Para pertencerem ao grupo de 12 alunos, cada um dos candidatos terá de escrever uma carta de motivação onde demonstre toda a vontade que tem para entrar na escola e fazer, ainda, 4 cortes de legumes previamente ensinados pelo Diretor Chefe Cordeiro. O corpo docente irá escolher os 12 magníficos, aqueles que demonstraram mais paixão pela cozinha, mais motivação, mais pica e mais alma.

As carteiras da Chefs’ Academy 2014 serão ocupadas por 12 alunos, conheça-os de seguida.

Carina-Andrade-Chefs-Academy-2014-Atelevisao

CARINA ANDRADE

38 anos – Marinha Grande – Lojista

Há 2 anos descobriu que era celíaca e teve de mudar radicalmente a sua alimentação. Teve de esquecer as massas, os bolos e as pizzas que tanto lhe abriam o apetite e procurar novas alternativas. Foi então que nasceu a paixão pela cozinha: é ela que faz o seu pão e massa com farinha sem glúten. Quer entrar na escola para mostrar que os celíacos também podem ter uma alimentação equilibrada e variada. Vive com a sua grande paixão, a sua cadela Valentina, de quem vai ter muitas saudades.

“Quero aprender o máximo que puder para abrir um restaurante de comida sem glúten.”

Cátia-Santos-Chefs-Academy-2014-Atelevisao

CÁTIA SANTOS

40 anos – Faro – Assistente Administrativa

A Cátia adora cozinhar: o problema é que as coisas nunca saem como quer. Sonha ter um restaurante, mas não um qualquer. Tem de ser marcante e fazer as pessoas quererem voltar. Vê a Chefs’ Academy como a oportunidade para seguir o seu grande sonho e de uma coisa tem a certeza: a sua vida não vai voltar a ser a mesma. Vive com os 3 filhos e o cão. Quer aprender para que nas próxima vezes em que arriscar na cozinha, os filhos comam tudo até ao fim.

“Isto é o terramoto de que eu precisava na minha vida”

Diogo-Sal-Chefs-Academy-2014-Atelevisao

DIOGO ALMEIDA

24 anos – Vagos – Estudante de Comunicação Empresarial

É o que na gíria se chama de “crânio”. Para o Diogo é mais fácil tirar um 20 do que fazer peixe assado no forno ou grelhar um bife. Isso sim, é a sua pedra no sapato. Antes de seguir Comunicação Empresarial, pensou tirar um curso de cozinha, mas era caro e não tinha o 12o. Agora, vê na licenciatura uma vantagem: “é uma mais-valia para gerir uma cozinha”. A mãe tem sido a sua “mentora” nas ciências culinárias, mas quer entrar na Chefs’ Academy para aprender e ser o melhor, como está habituado.

“Sou muito determinado e ambicioso, para mim não há segundos lugares. Quando entro num desafio é para vencer.”

Duarte-Peão-Chefs-Academy-2014-Atelevisao

DUARTE PEÃO

23 anos – Esposende – Estudante de Contabilidade e Gestão

Cresceu na praia, e é lá que quer abrir o seu próprio restaurante. Se puder ser ele a pescar o peixe para depois cozinhar, melhor ainda. Adora juntar os amigos em redor de uma grande mesa, e quer que os seus pratos transmitam aos outros a paixão que tem pela cozinha. Quer trocar a prancha de bodyboard pela jaleca, e aprender o máximo que puder na escola. Mas deixa o aviso: é muito competitivo e não gosta de perder.

“Quero ser um chefe TOP!”

Flávio-Marques-Chefs-Academy-2014-Atelevisao

FLÁVIO MARQUES

29 anos – Caldas da Rainha – Pós-Graduação em História Contemporânea

Durante os 5 anos da licenciatura nunca teve um fim-de- semana livre: teve sempre de trabalhar para conseguir pagar os estudos. Mas apesar de estar a terminar a pós- graduação em História, é na cozinha que se sente bem. No secundário, ainda se inscreveu numa Escola de Hotelaria mas não teve dinheiro para continuar. Esta é a sua oportunidade se dedicar a uma das suas grandes paixões. A outra é o Fado. No futuro, ambiciona abrir uma Casa de Fados onde poderá cantar e cozinhar.

“É na cozinha que me sinto feliz, que ultrapasso os meus medos, é a minha terapia.”

João-Martins-Chefs-Academy-2014-Atelevisao

JOÃO MARTINS

21 anos – Parchal, Faro – Estudante de Arquitetura

É a alegria de qualquer sala de aula: sorridente, expressivo e muito comunicativo. Além da faculdade, dedica-se ao teatro, à dança, ao desenho… é um artista! Adora a cozinha porque lhe recorda os bons momentos que passa com a sua grande família à volta da mesa. Os seus melhores amigos na cozinha são os molhos que compra no supermercado: “como o arroz e o esparguete nunca têm sabor, junto ketchup e já disfarça.” Concorreu à Chefs’ Academy 2014 porque quer substituir a avó no papel de cozinheira.

“O meu sonho é desenhar um hostel que tenha uma zona de petiscos feitos por mim.”

Júlia-Matias-Chefs-Academy-2014-Atelevisao

JÚLIA MATIAS

64 anos – Leiria – Costureira (reformada)

Sempre foi muito moderna para o seu tempo: há 30 anos adotou duas crianças – decisão da qual mais se orgulha na vida – aos 59 anos começou a tirar a 4a classe e há pouco tempo arranjou um namorado. Atualmente já tem o 9o ano e recusa-se a ficar parada. Chegou a altura de seguir mais um sonho: quer aprender novas técnicas e deixar a cozinha “caseira”. Dona de uma grande força de viver, quer aproveita ao máximo o tempo que lhe resta.

“Quero desafiar-me e nada melhor do que seguir a minha paixão pela cozinha.”

Luís-Pereira-Chefs-Academy-2014-Atelevisao

LUÍS PEREIRA

26 anos – Casal de Cambra – Empregado de Mesa

Teve de desistir da escola para começar a trabalhar. É empregado de mesa e leva o seu trabalho muito a sério. Agora, chegou a hora de voltar às aulas para seguir o seu grande sonho: ser Chefe de Cozinha. Por enquanto, a sua maior habilidade culinária é descascar batatas, mas quer muito aprender, e promete ser um aluno empenhado e ambicioso. Está disposto a fazer os sacrifícios que forem precisos para vir a ser um grande cozinheiro.

“Sou um bom empregado de mesa, mas quero ser mais do que isso!”

 

 

Miriam-Couto-Chefs-Academy-2014-Atelevisao

MIRIAM COUTO

25 anos – Santa Maria de Lamas – Empregada de Mesa

Decidiu seguir Psicologia por influência dos pais, mas depressa percebeu que aquele não era o seu caminho e começou a trabalhar como empregada de mesa no restaurante dos pais. Só descobriu o prazer de cozinhar há um ano e como se costuma dizer “em casa de ferreiro, espeto de pau”: apesar de a mãe ser cozinheira, só sabe o básico. Decidiu mudar de hábitos alimentar e perdeu 20 kg sozinha, decisão da qual se orgulha muito.

“Quero muito dedicar-me à cozinha e, no futuro, ter um restaurante de alimentação saudável.”

Mónica-Pereira-Chefs-Academy-2014-Atelevisao

MÓNICA PEREIRA

33 anos – Parede – Advogada

Com uma carreira de sucesso na área da advocacia, a vida da Mónica mudou totalmente com o nascimento do segundo filho que nasceu com uma doença raríssima. Tudo o que tem vivido com o filho levou-a a perceber que a vida é curta e que todas as oportunidades têm de ser bem agarradas. Recuperou o sonho de criança de se dedicar à cozinha e concorreu à Chefs’ Academy para provar a todas as mães na sua condição que se devem dedicar também aos seus sonhos.

“Quero acreditar que posso continuar a sonhar e a mudar a minha sorte. Quero trabalhar na minha grande paixão.”

Paulo-Osório-Chefs-Academy-2014-Atelevisao

PAULO OSÓRIO

36 anos – Alcochete – Empresário

É um homem de família: cada vez que fala dos filhos o seu olhar brilha. A cozinha é o seu escape, e um dos seus locais de eleição para passar tempo com a família. Uma das suas brincadeiras preferidas é cozinhar para os filhos, que aí se tornam exigentes jurados das suas iguarias. Fora de casa, o pai babado transforma-se num empresário exigente: lida bem com a pressão do trabalho e é muito competitivo.

“Vou ser o melhor aluno da escola.”

Svetlana-Manta-Chefs-Academy-2014-Atelevisao

SVETLANA MANTA

42 anos – Setúbal – Desempregada

Veio para Portugal há 12 anos à procura de um futuro melhor. É licenciada em Engenharia Física, mas já trabalhou numa cozinha a lavar a louça e foi secretária durante 6 anos. Nunca cruza os braços: tirou um curso de Contabilidade Avançada e está a tirar um de Inglês e outro de Turismo. Mas o que ela precisa mesmo é de um curso de cozinha. Só sabe fazer omeletes – apesar de o marido dizer que nem isso – e nem batatas a deixar descascar. É ambiciosa e quer entrar na escola para que o filho não tenha de comer salada de atum a semana inteira.

“Estou farta de estar dependente do meu marido por causa da comida. Quero ter duas estrelas Michelin já para o ano.”

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com