RTP

Conheça as personagens de «1986»

A série 1986, está prestes a estrear na RTP1. 1986 é uma série de época, um cruzamento do espírito de produções como Conta-me Como Foi com as lendárias comédias teen de liceu que Portugal nunca teve, mas que nos anos 80 deram origem a clássicos como The Breakfast Club ou A Rapariga do Vestido Cor-de-Rosa, de John Hughes, ou Say Anything, de Cameron Crowe.

Personagens

TIAGO [Miguel Moura e Silva]

Tiago, o protagonista da série, é um jovem de 17 anos, meio “nerd”, aspeto frágil, “caixa-de-óculos”, bom aluno, sonhador e sensível. O seu grupo de amigos é constituído por Sérgio e Patrícia, sendo Sérgio o seu melhor amigo. Os três formam um grupo à parte na escola, não sendo muito bem vistos pelos grupos dominantes na escola. Os três partilham um humor muito próprio e corrosivo. Tiago é filho de Eduardo, um intelectual de esquerda, crítico de cinema e membro do Partido Comunista Português. Mas os interesses de Tiago não passam pela política, mas sim pelo seu gosto musical pelos “Smiths”, o fascínio pelos

jogos do Spectrum e acima de tudo a sua paixão secreta por Marta, uma colega de escola betinha.

MARTA [Laura Dutra]

Marta é uma miúda bonita, inteligente, com 17 anos, e anda noutra turma da mesma escola de Tiago. Aparentemente é uma miúda “betinha”, mas Marta é muito mais do que isso: interessa- se por muitos temas pouco comuns a jovens da sua idade, como por exemplo a astronomia. Filha de Fernando, o dono do videoclube, e de Maria de Lurdes, ela é uma aluna exemplar. Acaba por fazer amizade com Tiago, do qual vem a gostar depois de o conhecer melhor.

SÉRGIO [Miguel Partidário]

Sérgio, um jovem com 17 anos, aspeto metaleiro, é o melhor amigo de Tiago e seu colega de turma. “Nerd” como Tiago, adora videojogos, os Iron Maiden e acima de tudo está determinado a perder a virgindade. É também grande amigo de Patrícia, mas nunca a vê como candidata a esse seu grande objetivo.

PATRÍCIA [Eva Fisahn]

Patrícia é uma jovem de 17 anos, gótica e com o discurso de trevas a condizer. Juntamente com Sérgio e Tiago formam um núcleo de amigos muito especial. É colega de turma dos dois. Secretamente, Patrícia está apaixonada por Sérgio, mas tudo faz para que isso não se perceba, o que consegue perfeitamente.

GONÇALO [Henrique Gil]

Gonçalo, 18 anos, é o típico betinho bully da escola e colega de turma de Tiago, Sérgio e Patrícia. Com bom aspeto, mas um pouco limitado intelectualmente, faz a vida negra a todos os grupos alternativos da escola e especialmente a Tiago, Sérgio e Patrícia.

EDUARDO [Adriano Carvalho]

Eduardo tem cerca de 45 anos e é o pai de Tiago. Intelectual de esquerda, crítico de cinema e membro do Partido Comunista Português. Eduardo só fala de duas coisas: cinema e política. Vive com Tiago, os dois sozinhos num apartamento, depois da morte da sua mulher Teresa, mãe de Tiago.

FERNANDO [Gustavo Vargas]

Fernando, um homem algo rude, tem cerca de 45 anos e é o pai de Marta. Dono do videoclube “VideoMagic”, obriga a filha a ir trabalhar para lá em part-time. Teve de regressar a Portugal, vindo das ex-colónias, depois do 25 de Abril, facto que não perdoa a Mário Soares. Apoiante e militante na campanha de Freitas do Amaral, espera que a vitória de Freitas volte a trazer alguma “ordem” e “disciplina” ao povo português. O seu lema de vida é “o trabalho é a minha política”.

MARIA DE LURDES [Mafalda Santos]

Maria de Lurdes, mulher de Fernando e mãe de Marta, é dona de casa. Preocupada com a família, tudo faz para compatibilizar os vários feitios e humores à sua volta. No entanto, com o desenrolar da história, algumas mudanças vão ocorrer na sua vida.

DONA CONCEIÇÃO [Ana Bola]

Dona Conceição tem cerca de 65 anos e é a mãe de Maria de Lurdes. É a sogra saída de um pesadelo para qualquer genro: não perde a mais ínfima oportunidade para rebaixar e humilhar Fernando. Contrariamente, adora a neta.

ALICE [Teresa Tavares]

Alice tem cerca de 35 anos e é a professora de português de Tiago. Interessante e culta, Alice é muito próxima dos seus alunos e tem um carinho especial por Tiago. Gosta de ler as críticas de cinema de Eduardo. Sérgio convence Tiago a tentar aproximar Alice de Eduardo.

TÓ [Tiago Garrinhas]

Tó é um jovem com cerca de 25 anos, que trabalha no videoclube de Fernando. Adora ver filmes pornográficos às escondidas, mas Tó é acima de tudo o responsável pela rádio Boa Onda, uma rádio pirata a operar a partir da garagem de sua casa. O facto de ser apoiante de Mário Soares é um problema.

A estreia é no próximo dia 13 de março, às 22h00, na RTP1.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quem deve ser salvo?

A Televisão

GRÁTIS
BAIXAR