fbpx

Conflito Malato – Latino! Apresentador da RTP1 chama “criatura” à jornalista da SIC

Nos últimos cinco anos, são muitas as picardias entre os dois profissionais de televisão.

Duarte Costa
5 min leitura
Instagram

Há mais um capítulo na troca de galhardetes entre José Carlos Malato e Joana Latino.

A jornalista da SIC assinou uma peça para a Edição da Noite da SIC Notícias, esta terça-feira, e o profissional da RTP1 ripostou através das redes sociais.

Que credibilidade tem a SIC quando mete esta criatura a fazer off de notícias?“, questionou, tendo identificado mesmo a estação de Paço de Arcos.

O conflito entre ambos, recorde-se, não é novo. Em dezembro de 2018, José Carlos Malato confessou que não gosta do Natal. Joana Latino reagiu. “Isto é hipocrisia pura. É chamar à atenção (…) É tudo uma incongruência que não faz sentido, para mim“, comentou.

Em agosto de 2019, José Carlos Malato fez “paródia” com a imagem da jornalista através da publicação de três vídeos.

Cada um deles foi gravado diretamente do ecrã televisivo e tem cerca de dois segundos. Ouve-se apenas Joana Latino, com uma voz muito fina, perguntar aquilo que aparenta ser um ‘porquê’. A paródia surge no momento em que o apresentador da RTP1 faz questão de repetir o registo por diversas vezes consecutivas. Não indicou o motivo e nem mesmo se tal se trata de uma crítica a Joana Latino.

“Confuso, amargurado e despropositado”

Em dezembro de 2022, Joana Latino acusou José Carlos Malato de ser “um tipo interiormente confuso, amargurado, despropositado” e “sempre atrás da oportunidade para se meter numa polémica para ter notoriedade“.

Isto depois de Malato se ter insurgido contra o facto de Pedro Abrunhosa se ter associado a uma marca para uma ação de promoção. “Não sei o que pode fazer com que um músico venda o hino de uma geração (truncado) a uma petrolífera ou outra empresa qualquer. Fiquei triste e a achar que o dinheiro, afinal, compra tudo“, escreveu no Instagram.

O caso foi comentado por Joana Latino no programa Passadeira Vermelha, da SIC Caras. “Ele dispara em todas as direções. Não consigo. De repente descobrimos que o Malato se enerva com empresas petrolíferas (…) De repente já não sabemos qual é porque o Malato é tipo caçadeira. É difícil acertar no alvo, ele nunca acerta“, criticou.

Não percebo o que é que ele quer fazer das opiniões dele porque quando se tem um holofote é interessante chamar à atenção para assuntos que causem alguma agitação e que mereça ser debatidos“, acrescentou.

Não conheço o Malato pessoalmente, tinha-o em conta como um tipo simpático, sério e tal… Ultimamente, as redes sociais dele só têm revelado que ele é um tipo interiormente confuso, amargurado, despropositado, sempre atrás da oportunidade para se meter numa polémica para ter notoriedade“, disse ainda Joana Latino.

“Como é que aquela mulher pode ser jornalista?”

Poucos meses depois, em abril de 2023, José Carlos Malato voltou à carga contra Joana Latino. “Só pode ser mentira! Como é que aquela mulher ainda pode ter Carteira de Jornalista? A Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) anda a dormir. Os jornalista já há muito que morrem de vergonha! É ou não verdade?“, atirou.

Em novembro do ano passado, mais uma farpa. Dessa feita, por parte de Joana Latino, depois de Malato ter desvalorizado um ataque homofóbico assinado por Maria Vieira. “É para o lado que eu durmo melhor“, eis a resposta do apresentador à crítica da atriz.

O Malato, que tem a mania de ser de causas, aqui está a ser altamente incongruente. Ele reagiu de forma que eu achei muito pouco elegante àquela questão que não tem ponta por onde se lhe pegue do diálogo entre o Miguel Sousa Tavares e o José Alberto Carvalho [sobre a Miss Portugal]. Reagiu com uma terminologia que eu acho que não dignifica nada a causa, o facto de estarmos a tentar mudar este tipo de mentalidades“, começou por dizer Joana Latino.

E depois quando a coisa é realmente séria, não pode responder com esta [leveza]. Não pode, não pode! O Malato é incongruente, inconsequente e, tal como a Maria Vieira, não é boa para uma série de coisas“, continuou.

O Malato muitas vezes também não é, porque fala quando não deve e fica calado quando devia falar. Pronto, é a minha opinião! Detesto pessoas que não são coerentes e que passam mensagens confusas e que não ajudam as causas“, acrescentou ainda Joana Latino.

Aguardemos pelos próximos episódios…