fbpx

Conan Osíris arrisca ser expulso do Festival da Canção após entrevista a Cristina Ferreira

Gabriel Guerra
1 min leitura

O jovem cantor é um dos mais ambicionados para representar Portugal na Eurovisão em Tela Viv e também um dos maiores rostos da polémica que marca esta edição do Festival RTP da Canção. Se a sua excentricidade e modo de interpretação davam nas vistas, a nova controvérsia relacionada com a figura é a interpretação de Telemóveis, o tema a concurso, no Programa da Cristina.

De acordo com o regulamento do certame, tal não poderia acontecer. A cláusula 6.2 do regulamento é clara quando determina que é a «RTP que ficará detentora de todos os direitos das 16 canções a concurso (direitos de emissão, exibição pública, edição e distribuição) a nível mundial». As regras determinam também que toda  a exibição a acontecer fora do universo RTP «terá de merecer a concordância da mesma». A violação desta cláusula pode, inclusivamente, determinar a expulsão do visado.

Em declarações ao site da Flash! a estação pública reagiu à polémica e garantiu que a permissão foi concedida ao intérprete. A RTP admite que a autorização tem de ser concedida aos intervenientes que manifestem intenção de promover ou exibir publicamente os temas, «o que se verificou», garante.