fbpx

Comissão de Trabalhadores da RTP quer programa «Debate Africano» na TV para apagar imagem de censura

A Televisão
2 min leitura

Images Comissão De Trabalhadores Da Rtp Quer Programa «Debate Africano» Na Tv Para Apagar Imagem De Censura

A Comissão de Trabalhadores da RTP manifestou vontade que o programa Debate Africano da RDP África que chegou a ser anunciado para estrear na RTP África e depois adiado, seja colocado no ar para limpar a imagem de que o serviço pública esteja a ser alvo de censura.

Em comunicado a Comissão referiu que: “A emissão em formato televisão do programa de rádio Debate Africano é uma boa oportunidade para fazer prova da independência da RTP face aos interesses de quaisquer governos, e nomeadamente do Governo angolano”.

De acordo com o jornal Público, o programa de rádio estava previsto iniciar emissões na RTP África em janeiro, mas dia 27 foi decidido cancelar a gravação da primeira emissão devido a “contratempos técnicos”.

O programa que é transmitido na RDP África é um espaço de debate semana onde são analisados acontecimentos em África e no mundo e tem como comentadores: Adolfo Maria (Angola), José Luís Hopfer Almada (Cabo Verde), Eduardo Fernandes (Guiné-Bissau), Luís Carlos Patraquim (Moçambique) e Abílio Neto (São Tomé e Príncipe).

Segundo o site oficial do programa o programa é um espaço com “troca de ideias, o debate, o comentário. Um espaço para analisar os factos da semana em África e no Mundo, moderado por Jorge Gonçalves e Carlos Menezes.”

A Comissão de Trabalhadores relembra que o fim do programa Este Tempoda Antena 1 onde alegadamente foram feitas críticas ao Governo de Angola e que “a emissão televisiva deste programa viria redimir a RTP das suspeições de censura.” A Comissão termina referindo que “se torna ainda mais necessário cumprir realmente com os planos anunciados e marcar nova data para a sua concretização e repô-lo na grelha da RTP África”.

Siga-me:
Redactor.