fbpx
RTP

Cinema português em julho na RTP2

Rtp2 Cinema Português Em Julho Na Rtp2

Rtp2

No mês de julho, a RTP2 dedica as noites de sábado ao cinema português – Deste Lado da Ressurreição, Foto (o filme que marca a estreia do argumentista Carlos Saboga na realização), Paixão e A Vida Invisível. Quatro propostas de filmes nacionais para as noites de sábado, três dos quais em estreia absoluta na televisão pública.

Deste Lado da Ressurreição – Dia 4 de julho, às 22h40

Rafael, irmão de Inês, regressou de uma estadia no outro lado do mundo, mas já não é o mesmo de outrora.

Inês descobre que o irmão voltou da Austrália. Ela quer ser surfista como ele e, por isso, foge de casa. Rafael volta ao Guincho para surfar e fá-lo como quem quer morrer. Mas já não lhe interessa o surf, só o céu, como se buscasse o céu dentro de água. Inês percebe que, ao contrário do que a mãe lhe disse, o irmão afinal esteve num convento e vai voltar para lá. Ela não tem com quem ficar no Guincho e sente-se perdida. Já não consegue viver como vivia. No convento, Rafael não encontra a paz que procurava, não consegue sair do lado de cá da Ressurreição. A mãe não sabe, mas ela é quem verdadeiramente atingiu o limite.

Com: Pedro Sousa, Joana Barata, Sofia Grilo, Pedro Carmo, Luís Castro, João Castro, Mariana Pacheco.

Realização: Joaquim Sapinho

Produção: Maria João Sigalho

Portugal, 2002, 113 min

Foto – Dia 11 de julho, às 22h40 – Estreia

PHOTO é uma história dos nossos dias que retrata a viagem de Elise, uma jovem na procura da sua identidade.

Filha de uma famosa fotógrafa Francesa que acaba de morrer, Elise descobre que o seu Pai biológico é Português. A sua procura trá-la a Portugal onde os velhos amigos de sua mãe nos fazem reviver as memórias da nossa história recente, através de fotografias. As Personagens são interpretadas por conceituados atores franceses como Anna MOUGLALIS (Elisa), Johan LEYSEN (Pai), assim como por conhecidos atores Portugueses (Ana PADRÃO, Rui MORRISON), entre outros.

Com: Anna Mouglalis, Simão Cayatte, Gladys George, Johan Leysen, Didier Sandre, Marisa Paredes.

Realização: Carlos Saboga

Produção: Paulo Branco

Portugal e França, 2012, 85 min

Paixão – Dia 18 de julho, às 22h40 – Estreia

Uma mulher a recuperar de uma tragédia pessoal aprisiona um homem que encontrou numa festa. O luto dela passa a ser a luta entre os dois, num corpo a corpo verbal e na banalidade de um falso quotidiano conjugal. Mas será que ele consegue viver sem ela?

Paixão é uma viagem aos abismos do desejo e da relação humana. João Lucas é um escritor que conhece, no final de uma noite de boémia, uma cantora com o nome de Maria. Segue-a até casa e, quando acorda no dia seguinte, encontra-se, para sua grande surpresa e fúria, fechado à chave no quarto. Maria está perdida na sua dor: o marido acabou de se suicidar, depois de matar a filha pequena de ambos. Ela procura amar este homem, raptando-o e fechando-o num andar de um prédio entaipado e prestes a ser demolido. Maria dedica-se inteiramente ao bem-estar de João Lucas. Tornam-se amantes. Vivem as suas núpcias. Aproveitando a intimidade com Maria, João Lucas decide fugir e fechá-la no quarto. Tenta abandonar a casa, não consegue, sente-se perdido. Enclausuram-se na casa. Nada mais resta aos amantes. A vida continua. O prédio é demolido numa nuvem de caliça e de entulho.

 

Com: Carloto Cotta, Ana Brandão, Sandra Faleiro, Gonçalo Amorim, Alexey Shakitko, Constança Villaverde.

Realização: Margarida Gil

Produção: Paulo Branco

Portugal, 2011, 75 min

A Vida Invisível – Dia 25 de julho, às 22h40 – Estreia

A solidão e a perda são os sentimentos dominantes deste filme que marca o regresso de Vítor Gonçalves à realização.

Uma noite, Hugo, um funcionário no Terreiro do Paço, está sentado nas escadas do ministério onde trabalha. Não consegue voltar a casa. Lembra-se da reunião em que António, seu superior no ministério, lhe falou de como temia a proximidade da morte. E como parecera querer dizer algo sobre a vida do próprio Hugo. As imagens de uns misteriosos filmes de 8 milímetros estão sempre a voltar ao seu espírito. Encontrou-os em casa de António, já depois deste ter falecido. Agora, o desejo de Hugo em adivinhar o que teria ficado por dizer entre os dois traz-lhe outras memórias do passado. Inesperadamente, recorda a mulher que amou, Adriana, reencontrando de novo o sentimento duma vida não vivida.

Com: Filipe Duarte, João Perry, Maria João Pinho, Pedro Lamares, Susana Arrais.

Realização: Vítor Gonçalves

Produção: Pedro Fernandes Duarte, Rui Alexandre Santos, Maria João Sigalho, Christopher Young

Portugal, 2013, 99 min

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>