fbpx

Catarina Furtado vive “coincidĂȘncia emocionante” em Cabo Verde

Duarte Costa
3 min leitura
Instagram

Catarina Furtado estĂĄ em Cabo Verde numa missĂŁo enquanto Embaixadora da Boa Vontade do UNFPA – Fundo de População das NaçÔes Unidas.

“Hoje vivi uma coincidĂȘncia emocionante!”, começou por escrever Catarina Furtado, esta segunda-feira Ă  noite, na rede social Instagram.

“Estou numa missĂŁo enquanto Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA, em Santiago, Cabo Verde. A aprender, a partilhar a minha experiĂȘncia e a ouvir os bons resultados que este paĂ­s tem conseguido nas ĂĄreas da saĂșde materna e neonatal, nas questĂ”es da igualdade de gĂ©nero, na ĂĄrea da saĂșde sexual e reprodutiva, planeamento familiar e nĂŁo violĂȘncia contra as mulheres e a perceber os desafios que ainda tĂȘm pela frente para que as meninas, raparigas e mulheres nĂŁo sejam deixadas para trĂĄs!”, explicou.

“Hoje, na visita Ă  maternidade e ao serviço de neonatologia do Hospital Dr. Agostinho Neto, encontrei esta menina que estĂĄ na primeira fotografia: foi concorrente do The Voice Portugal, da RTP1, Jaissa SĂĄ Nogueira. Deu Ă  luz um menino e disse-me: «foi um parto com todas as condiçÔes e nĂŁo irei de parar de estudar! Vou concluir o meu curso de medicina! Ver raparigas empoderadas Ă© extremamente inspirador!”, revelou a apresentadora.

“Conheci tambĂ©m um projecto Ășnico: um banco de leite materno onde as mulheres ajudam voluntariamente outras mulheres que nĂŁo podem amamentar. TambĂ©m tive um encontro com mulheres que vivem com HIV (Leila Rodrigues, na fotografia comigo, deu o seu corajoso testemunho e sĂł posso agradecer!). E mulheres com deficiĂȘncia que sofrem ainda mais discriminação”, acrescentou.

“E na Universidade de Cabo Verde partilhei e ouvi falar de como as alteraçÔes climĂĄticas tambĂ©m prejudicam essencialmente as mulheres. Ainda reuni com o Ministro da SaĂșde e com o Vice Primeiro Ministro. AmanhĂŁ hĂĄ mais, mas hoje durmo com um verdadeiro reforço do meu compromisso para com estas causas que precisam que as encaremos como urgentes para que o mundo seja um lugar melhor para todas as pessoas! Obrigada por tanto carinho!”, lĂȘ-se ainda na publicação de Catarina Furtado.

Leia tambĂ©m: Catarina Furtado ajuda 400 refugiados ucranianos: “Iremos apoiar a sua digna integração”