fbpx
RTP

Catarina Furtado vive “coincidência emocionante” em Cabo Verde

Catarina Furtado, Jaissa Sá Nogueira, The Voice Portugal
Instagram

Catarina Furtado está em Cabo Verde numa missão enquanto Embaixadora da Boa Vontade do UNFPA – Fundo de População das Nações Unidas.

“Hoje vivi uma coincidência emocionante!”, começou por escrever Catarina Furtado, esta segunda-feira à noite, na rede social Instagram.

“Estou numa missão enquanto Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA, em Santiago, Cabo Verde. A aprender, a partilhar a minha experiência e a ouvir os bons resultados que este país tem conseguido nas áreas da saúde materna e neonatal, nas questões da igualdade de género, na área da saúde sexual e reprodutiva, planeamento familiar e não violência contra as mulheres e a perceber os desafios que ainda têm pela frente para que as meninas, raparigas e mulheres não sejam deixadas para trás!”, explicou.

“Hoje, na visita à maternidade e ao serviço de neonatologia do Hospital Dr. Agostinho Neto, encontrei esta menina que está na primeira fotografia: foi concorrente do The Voice Portugal, da RTP1, Jaissa Sá Nogueira. Deu à luz um menino e disse-me: «foi um parto com todas as condições e não irei de parar de estudar! Vou concluir o meu curso de medicina! Ver raparigas empoderadas é extremamente inspirador!”, revelou a apresentadora.

“Conheci também um projecto único: um banco de leite materno onde as mulheres ajudam voluntariamente outras mulheres que não podem amamentar. Também tive um encontro com mulheres que vivem com HIV (Leila Rodrigues, na fotografia comigo, deu o seu corajoso testemunho e só posso agradecer!). E mulheres com deficiência que sofrem ainda mais discriminação”, acrescentou.

“E na Universidade de Cabo Verde partilhei e ouvi falar de como as alterações climáticas também prejudicam essencialmente as mulheres. Ainda reuni com o Ministro da Saúde e com o Vice Primeiro Ministro. Amanhã há mais, mas hoje durmo com um verdadeiro reforço do meu compromisso para com estas causas que precisam que as encaremos como urgentes para que o mundo seja um lugar melhor para todas as pessoas! Obrigada por tanto carinho!”, lê-se ainda na publicação de Catarina Furtado.

Leia também: Catarina Furtado ajuda 400 refugiados ucranianos: “Iremos apoiar a sua digna integração”

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>