RTP

Catarina Furtado viaja com a família para encontrar as suas “raízes indianas”

Reprodução Instagram

A apresentadora encontra-se na Índia a desfrutar de uns dias de férias na companhia do marido, João Reis, e dos filhos. Catarina Furtado tem partilhado alguns momentos da viagem e confessou aos seguidores que está em busca das suas “raízes indianas”.

“É a segunda vez que o visito [a Índia]. A primeira foi ao serviço dos meus ‘Príncipes do Nada’ para a RTP. Agora resolvi trazer a família para que, juntos, possamos ir à procura das minhas raízes indianas”, lê-se.

“Em 7 anos noto já muitas diferenças e uma delas é o esforço visível em algumas partes do país para combaterem a ancestral discriminação de género. As mulheres estão, muito devagarinho, a conquistar diferentes terrenos da sociedade… Aqui, na parede, palavras de Gandhi, a quem devemos recorrer sempre. ‘O egoísmo provoca-nos uma preocupação para toda a vida’”, acrescenta.

Noutra imagem, a apresentadora, de 46 anos, mostrou um momento emocionante. Na foto, Catarina encontra-se com um ‘guardião’ do templo Sri Jagat Siromaniji, na cidade de Amber, a 247 a sul de Nova Deli. “Protegeu-me. Não foi a olhar para a câmara. Foi antes. Mas eu quis que o conhecessem”, conta a apresentadora. “Há gerações que vive neste templo […] Lá dentro. Não o larga um minuto, tem 80 anos e diz que sabe que daqui a três vai partir para outra vida”, começa por escrever.

“Apesar das crenças, apesar da sabedoria ancestral, quando lhe perguntei porque é que tinha tanta certeza de que teria apenas mais três anos de vida, apontou para o altar e começou a chorar. Afinal, a partida tem sempre uma tristeza inerente mesmo que não esteja envolta em medo e seja a afirmação de uma passagem para um outro lugar mais perto dos que sempre ajudou a guardar”, lê-se revelando que o seu trisavô nasceu no país. Também o marido João Reis tem aproveitado para eternizar os momentos vividos nas redes sociais.

Veja alguns dos momentos da viagem do casal:

ATV News