fbpx
RTP

Catarina Furtado: “São precisos recursos e vontade política para apoiar estas mulheres”

Catarina Furtado
Instagram

Catarina Furtado assinalou nesta segunda-feira o Dia Internacional para acabar com a Fistula Obstétrica e sublinhou que são precisos mais recursos e mais vontade política para apoiar as mulheres que sofrem desta problema.

“Ao longo da minha missão enquanto Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População e a documentar os Príncipes do Nada, ouvi muitas mulheres que sofreram esta terrível doença em relatos demasiado dolorosos”, revelou Catarina Furtado na rede social Instagram.

“A fístula obstétrica é uma das lesões mais graves e trágicas que acontecem as mulheres durante o parto. É um buraco no canal causado por um trabalho de parto prolongado e obstruído por ausência de cuidados médicos. Não tratada, pode levar a infeções, doenças e infertilidade”, explicou.

“A fístula obstétrica ocorre principalmente entre as mulheres e meninas mais pobres e marginalizadas, a quem muitas vezes é vetado o acesso a cuidados de saúde materna cabendo ao marido a decisão de recorrer ou não a um centro de saúde para se proceder ao parto. Os tempos da demora que não respeitam a mulher e a sua dignidade, determinam a sentença”, acrescentou.

“São precisos recursos financeiros e vontade política para apoiar estas mulheres! É possível”, disse ainda Catarina Furtado.

Leia também: Filhos de Catarina Furtado podem ser tudo, menos isto: “Não têm outra hipótese”

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>