fbpx
RTP

Catarina Furtado entrevista afegã muito especial: “Três vezes ameaçada de homicídio”

Zarifa Ghafari, Catarina Furtado
Instagram

Catarina Furtado recebeu no CCC Café, em Lisboa, a ativista mais nova presidente da câmara de uma região do Afeganistão. Já foi ameaçada de morte três vezes e o pai foi assassinado pelo grupo extremista talibã.

Catarina Furtado utilizou a rede social Instagram, esta quarta-feira à noite, para descrever aquele que foi um dia “absolutamente incrível“. A apresentadora da RTP recebeu no Café Corações Com Coroa, em Lisboa, a “mais nova presidente da câmara de uma região do Afeganistão“, Zarifa Ghafari, e mostrou várias imagens do momento.

Leia aqui o testemunho de Catarina Furtado:

«Escolhi como primeira fotografia desta sequência de imagens, uma onde estou a rir, onde a Zarifa está a rir. Porque respiro esperança. Porque acredito que junt@s podemos de facto mudar o mundo e lutar pelo reconhecimento dos direitos humanos.

Hoje foi um dia absolutamente incrível. Onde eu, enquanto Presidente da Corações Com Coroa, recebi no nosso CCC Café a ativista mais nova presidente da câmara de uma região do Afeganistão, refugiada na Alemanhã, três vezes ameaçada de homicídio (uma delas provocando queimaduras no seu corpo todo devido a uma bomba), testemunha da morte do seu pai por parte dos Talibãs (exatamente por ter sido o maior suporte da filha na sua educação e empoderamento).

Sigam a Zarifa Ghafari e vão perceber o verdadeiro conceito de CORAGEM. A Zarifa não tem medo de morrer porque já viu a morte ao seu lado, tem medo de que as mulheres do seu país (e as crianças) não venham a conhecer a vivência da liberdade, da igualdade de género, das escolhas, das oportunidades. Da realização dos seus sonhos.

Não se irá calar! E quem somos nós, neste país à beira mar plantado, onde a paz é uma realidade, para, confortavelmente, nada fazermos??! Podemos e devemos. O verdadeiro poder vem da capacidade de conseguirmos mudar vidas. Tudo o resto são supercialidades. Colocarmos-nos no lugar da outra pessoa deveria ser um exercício diário, como lavar os dentes.

Obrigada, Zarifa, pela inspiração. Obrigada pelo verdadeiro exemplo. Estamos junt@s. P.S.: em breve, irei partilhar a grande entrevista que fiz à maravilhosa Zarifa.» (Catarina Furtado)

Leia também: Catarina Furtado arranca elogios após reflexão: “Não desperdicem o tempo”

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News