fbpx

Catarina Furtado conhece pessoa muito especial durante viagem humanitária

Manuela Lopes
2 min leitura
Reprodução Instagram

Catarina Furtado está atualmente no Bangladesh, numa viagem humanitária, para as gravações do programa ‘Príncipes do Nada’ da RTP.

A apresentadora, Catarina Furtado abraçou uma vez mais uma viagem humanitária e durante a sua estadia partilhou com os seus seguidores que conheceu uma pessoa muito especial. “Se calhar não conseguem ver o seu sorriso através dos olhos. A religião faz as regras e fora de casa, onde a entrevistei, estar coberta é respeitar a crença, que no fundo, representa a sua proteção”, escreveu a apresentadora.

“Para nós será difícil de perceber mas é preciso ler muito, ouvir muito para também podermos ter uma opinião formada e sustentada. Os homens não a podem ver. É um povo muçulmano e supostamente por causa das suas convicções religiosas foi expulso, violentamente do seu país numa verdadeira limpeza étnica”, continuou por escrever a apresentadora.

“O Myanmar, o país onde nasceram os Rohingya, é maioritariamente budista. O genocídio de que foram vítimas deixou-lhes marcas eternas, excepto às crianças mais pequenas cujas gargalhadas são genuínas e destemidas. Mas o resto das pessoas carregam o medo no olhar e nos ombros. No entanto querem-me contar tudo o que viveram, por mais violento que tenha sido. Com uma simpatia desconcertante e uma entrega de confiança que aumenta a minha responsabilidade. Eu fico encostada a uma parede fictícia, esmagada por informações que não sei em que parte do meu coração vou arrumar (…)  Quando entrei dentro da casa, Taima retirou a burca e falou abertamente comigo, abrindo a exceção ao Hugo (repórter de imagem) e ao Pedro (técnico de som) que puderam também estar presentes”, terminou a sua publicação.

Veja o texto aqui.

 

Relacionado: