fbpx

Catarina Furtado: “8 mil milhões de pessoas são 8 mil milhões de oportunidades transformadoras”

Duarte Costa
2 min leitura
Instagram

Catarina Furtado assinalou a chegada aos 8 mil milhões de habitantes no mundo com a lembrança de que não podemos deixar ninguém para trás e que será necessário fazer investimentos para combater as desigualdades sociais.

No dia em que, segundo a ONU, o mundo atinge a marca dos 8 mil milhões de habitantes, Catarina Furtado lembrou que ao “celebrarmos os 8 mil milhões de pessoas estaremos a celebrar 8 mil milhões de oportunidades transformadoras”.

Nunca fomos tantos! No dia de hoje, a população mundial está projetada para atingir 8 mil milhões de pessoas, um marco no desenvolvimento humano. A propósito desta data, escrevi hoje um artigo de opinião enquanto Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População, o UNFPA, que podem ler na revista Visão“, lê-se no início de uma publicação que colocou na rede social Instagram.

Este crescimento, sem precedentes, deve-se ao aumento gradual da expectativa média de vida, à melhoria na saúde pública, nutrição, higiene pessoal e medicina. É também o resultado de altos e persistentes níveis de fecundidade“, explicou.

Ao celebrarmos os 8 mil milhões de pessoas, estaremos a celebrar 8 mil milhões de oportunidades transformadoras. De diversidade também. Se não o fizermos, com sentido de honestidade, compromisso, ética, decência, num exercício de cidadania ativa responsável coletiva e individual, perdemos a possibilidade de mudança: as pessoas têm mesmo de ser o centro da decisão política“, alertou Catarina Furtado.

E para que não deixemos ninguém para trás, teremos também de fazer investimentos reforçados, que combatam as imensas desigualdades sociais“, concluiu.

Leia também: Catarina Furtado: “Os líderes também choram, também têm medos e fragilidades”

Relacionado: