fbpx

Bronca. Apresentador da RTP afirma que Portugal é um país racista

A Televisão
2 min leitura

David Dias, apresentador da RTP, está a dar que falar após as suas afirmações polémicas.

O apresentador da RTP, David Dias, recebeu no seu programa ‘Conversas ao Sul’, Ossanda Liber, franco-angolana, que vive em Portugal há 17 anos e foi candidata pelo partido ‘Somos Todos Lisboa’ à Câmara Municipal de Lisboa.

A dada altura da conversa, o rosto da estação pública disse que Portugal é um país “estruturalmente racista”, ao que a convidada não concordou.

“Aliás, tem uma vivência muito particular de vivência cá, enquanto mulher africana a viver em Portugal, um país que estruturalmente é racista. Acha que essa experiência pode…“, disse David Dias, sendo imediatamente interrompido por Ossanda Liber que questionou: “Ah bom, [Portugal] é racista?

O anfitrião afirmou: “Eu penso que estruturalmente sim.” Perplexa, a convidada volta a questionar: “Mas você acha, é?“. “Acho, não tenho dúvidas disso“, responde o apresentador.

Olhe que eu não acho“, volta a responder Ossanda. “Eu por acaso acho, acho que há um passado histórico que não foi feito e há um certo desligamento de algumas questões pela maioria da sociedade que não as vive todos os dias…“, acrescentou David.

Veja aqui (a partir do minuto 11:30)

Leia também: Florêncio de Almeida marca presença em programa da RTP1 e gera tensão na redação

Siga-me:
Redactor.