fbpx

Beijo gay na novela angolana «Jikulumessu» gera polémica e leva à sua suspensão

Diana Casanova
1 min leitura

Jikulumessu

Foi no passado da 28 de janeiro que foi exibido o primeiro beijo gay numa novela angolana e a polémica instalou-se, sobretudo nas redes sociais, mas não só. De facto, Jikulumessu foi suspensa pelo canal público daquele país esta segunda feira, tendo sido dada a notícia no boletim informativo noturno da TPA.

Na novela a personagem interpretada por Pedro Hossi é casada e tem dois filhos, mas envolve-se com um jovem solteiro, papel de Lialzio Almeida. É decorrente desse envolvimento que foi exibido o primeiro beijo gay na televisão angolana e que gerou críticas nas redes sociais.

Em entrevista ao Rede Angola, Pedro Hossi realça que «as novelas, para além do entretenimento, têm também as funções de educar, dar a conhecer, mostrar diferentes realidades – uma ficção que acaba por ser um retrato da sociedade atual. E isso entra diariamente pela casa das pessoas através deste trabalho».

Certo é que o canal público não concordou e suspendeu a emissão de Jikulumessu desde o início desta semana, alegadamente, por «problemas técnicos», decorrentes de «correções» no formato que foram exigidas. Recorde-se que esta é a próxima novela a chegar à antena da RTP1.

Redatora e cronista